Dólar se Recupera Impulsionado pelo Aumento dos Títulos Americanos e Política

 | 11.01.2021 07:18

 

Resumo da semana

Mercado com uma elasticidade de 44% maior que média do mês de dezembro, o impacto foi percebido na volatilidade do mercado de cambio nessa primeira semana de negociação.

Outro ponto para se destacar foi o volume financeiro da primeira semana de negócios que ficou 39% maior que a média dos anos anteriores, na casa de 92 B (2021) contra 65 B (2020) e 68 B (2019) considerando o mesmo período.

Importante constatação foi o descolamento do Real x Dólar, com a moeda americana apreciando 2,4%, quando outras moedas emergentes fizeram o movimento contrário. Esse fato se deve muito ao cenário interno da política brasileira que somando a outros assuntos podemos chamar de FATOR Brasil.

Rendimento dos títulos americanos de 10 anos, tiveram rendimentos de 20 BP (Bases Points), com esse movimento abrupto certamente beneficiou o dólar devido à sua correlação geralmente positiva à oscilações nas taxas de juros.

Na terça-feira (5), o Tesouro fez leilão de NTN-B com vencimentos em 15/08/2026, 15/08/2030 e 15/05/2055, que deixa de ser híbrido, ou seja, cada vencimento passará a ser ofertado individualmente.

Na quinta-feira, oferta de LFT (01/03/2022 e 01/03/2027), NTN-F (01/01/2029 e 01/01/2031) e LTN (01/04/2022, 01/01/2023 e 01/07/2024). Esses movimentos têm impacto direto na curva de juro por consequência afeta o câmbio pois se pensarmos a estrutura é como uma “engrenagem” as peças se encaixam para fazer a roda girar.

Entre quinta-feira e sexta-feira, o preço do Real seguiu correlacionado com a movimentação externa frente ao dólar com movimento mais direcional.

Na sexta-feira, tivemos a divulgação dos dados da Produção Industrial Brasileira em novembro que teve uma boa recuperação alta de 1,2%. Essa é uma boa notícia e se existe alguma recuperação em “V” é no setor industrial (ver imagem abaixo). Com o câmbio desvalorizado a indústria se beneficia com a competitividade dos produtos nacionais no exterior, além de substituir importação bens industriais por produção local e juro muito baixo que impacta frontalmente a construção civil que demanda muitos insumos da indústria.

Hoje, podemos ter uma continuidade de alta da moeda americana, onde os títulos Americanos continuam ditando o clima em torno do dólar, relegando um pouco as preocupações onipresentes em torno da pandemia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nessa manhã, o dólar sobe +0,50% em relação as principais moedas emergentes.

Índice dólar (DXY) – Alta de +0,35%

Índice VIX – Alta de 9,74%

Abertura, podemos esperar uma abertura com GAP de alta do dólar futuro (DOLG21) em relação ao fechamento anterior em R$5.424,50.

Pontos de atenção para Cima: 5.475 até 5482 | 5496 | zona de decisão 5.517 a 5.522 | depois 5.578.

Pontos de atenção para Baixo: Movimentos de correção das pernadas de alta e claro se o cenário mudar e resolver cair olhar para: 5.403,50 | 5.375 até 5.370.

Bons negócios para todos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações