Dólar Segue Rumo à Lua com Expectativa de Corte na Selic. O que Esperar na Semana

 | 20.10.2019 22:53

Panorama de Mercado

Encerramos a semana no aguarda da próxima reunião do COPOM, que ocorrerá na última semana do mês. A expectativa é que haja um novo corte na Selic, frente ao cenário externo e também interno. Isso tudo porque relatórios e dados internam indicam que a recuperação da economia ainda é lenta, e por isso esse estímulo monetário é necessário para fomentar o crescimento econômico. No exterior a produção industrial americana mostrou resultados mais baixos do que era esperado, mais um fator que reforça a desaceleração da maior economia mundial. Assim sendo, nosso mais importante índice de ações fechou a semana na casa dos 104728.89 pontos, o que representa uma uma valorização quase 1% na semana. E seu derivativo, o índice futuro, fechou a semana em 105350 pontos. Na quarta-feira (16/10) nos despedimos da série V e demos as boas vindas a nova série a ser negociada, a série Z (WINZ2019).

No cenário nacional, o cenário político não anda dos mais amenos. A brigada do atual Presidente, Jair Bolsonaro, com seu partido levanta instabilidade em relação ao ritmo dos trâmites da agência de reformas, tanto da previdência quanto fiscal. O partido se encontra “partido em dois”, pois Jair Bolsonaro e Luciano Bivar começaram uma guerra pela liderança do partido, liderança esta que se traduz em controle das gordas fatias dos fundos partidário e eleitoral. As últimas duas semanas, foram consideradas a maior crise política do governo até o momento. Ao que tudo indica, os temas das reformas devem ser tocados pelo Congresso Nacional, que tem assumido e puxado a responsabilidade para si em relação as agendas. Vale lembrar que os resultados das votações no Congresso e Senado afetam em cheio o humor dos mercados.

No mercado internacional, seguimos acompanhando a novela que é a disputa comercial entre China e EUA, mas finalmente com notícias um pouco mais otimistas. O atual Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que acredita o acordo comercial será assinado no próximo mês, novembro. Este acordo comercial consistiria em duas fases: a primeira onde a China concorda em comprar até US$50 bi em produtos agrícolas do EUA todo ano, e a segunda um pouco mais delicada, onde serão tratados assunto que são o foco da guerra comercial entre as potências, como a transferência de tecnologia “à força” e serviços não-financeiros. Seguimos na platéia aguardando os efeitos colaterais dessa disputa no mundo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A seguir, temos o fechamento dos principais ativos e índices:

Índice Bovespa – 104728.89 pontos;

Índice Futuro de IBOVESPA - 105350 pontos

Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 34,24 reais

Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 46,03 reais

Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 33,79 reais

Petrobras PN (SA:PETR4) – 27,60 reais

Petrobras ON (SA:PETR3) – 29,95 reais

B3 SA ON - 46,44 reais

Ambev (SA:ABEV3) ON – 18,67 reais

Dólar Futuro – 4117.5 reais

Índice Dow Jones – 26770.20 pontos

Índice S&P 500 – 2986.20 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com vencimento de opções sobre ações logo na segunda-feira (21/10).

Reiniciamos a temporada de divulgação de balanços, agora relativo aos resultados do terceiro trimestre. Abaixo listamos os dias de divulgação dos resultados de empresas que, atualmente, compõem a carteira teórica do Ibovespa.

Divulgação de balanços - 3º trimestre:

  • Quarta-feira - Companhia Siderúrgica Nacional (SA:CSNA3), Localiza Rent a Car SA (SA:RENT3) e WEG SA (SA:WEGE3);
    • Quinta-feira - PETROBRAS Petróleo Brasileiro Petrobras SA ON (SA:PETR3), PETROBRAS Petróleo Brasileiro SA PN (SA:PETR4) , Lojas Renner SA (SA:LREN3) e Fleury SA (SA:FLRY3);

  • Sexta-feira - Ambev SA (SA:ABEV3), Usiminas (SA:USIM5) Usinas Siderurgicas de Minas Gerais SA PNA (USIM5), e Hypera SA (SA:HYPE3)
  • Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Terça-feira - Vendas de Casas Usadas (Set) às 11h;
  • Quarta-feira - Estoques de Petróleo Bruto às 11h30;
  • Quinta-feira - Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Set) às 9h30 e Venda de Casas Novas (Set) às 11h;
  • Tenham uma excelente semana.

    Liora Vanessa

    Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

    Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
    Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
    A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
    É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
    A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

    Sair
    Tem certeza de que deseja sair?
    NãoSim
    CancelarSim
    Salvando Alterações