Dólar: Semana de Ata do Copom e PCE nos EUA

 | 18.12.2023 06:00

Boa semana, turma do câmbio! O dólar à vista fechou a semana passada cotado a R$4,9372 para venda. No mês, a moeda já sobe 0,45%.
 
Os motivos foram, a divulgação de dados econômicos fracos na China e na Europa e comentários de uma autoridade do Fed que esfriaram as expectativas de corte de juros mais acelerados e de maior magnitude nos EUA. Além disso, temos o componente sazonal extra, que é o fluxo de saída de fim de ano.
 
Para começar a semana, o mercado deve digerir e entender a aprovação da Reforma Tributária, que ocorreu na sexta-feira. Provável que seja promulgada ainda este ano, já que esta é a última semana de funcionamento do Congresso antes do recesso parlamentar. A Reforma substitui PIS e Cofins (federais) por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e aglutina ICMS (estadual) e ISS (municipal) em um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O novo sistema terá um teto para a arrecadação da tributação sobre consumo, mantendo patamar equivalente à média da receita observada no período de 2012 a 2021 como proporção do PIB. 
 
Amanhã conheceremos a Ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será divulgada pelo Banco Central, em que poderemos acompanhar a decisão de corte de 0,5% na Selic, o porquê disso e a previsão dos próximos passos. Na quinta-feira sairá nos EUA o PCE, um índice acompanhado de perto pelo Fed, para diretrizes na política monetária por lá. 
 
Não esqueçamos de acrescer às nossas análises desta época o fato de que tradicionalmente existe uma compra sazonal de dólares de final de ano, por fundos e multinacionais, para remessas ao exterior.
 
O calendário econômico para hoje trará aqui no Brasil o tradicional Boletim Focus de todas as segundas. Na Europa, vamos acompanhar os pronunciamentos  de Schnabel e Lane, do BCE. 
 
Bons negócios a todos, muito lucro e uma semana abençoada!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações