Dólar: Semana de silêncio do Fed no mercado de câmbio

 | 23.10.2023 06:00

Bom dia e boa semana, mercado do câmbio! O dólar à vista encerrou a semana passada cotado a R$ 5,0313 para venda. Muita realização de lucro por parte de exportadores após a moeda ter subido muito na parte da manhã e mercado reagindo bem a decisão do Banco do Povo na China.
 
Notícia boa para exportadores de commodities foi que o presidente do Banco do Povo da China disse que o país promoverá uma recuperação econômica sustentada, concentrando-se na expansão da demanda doméstica, e vai reduzir os custos de financiamento para empresas e indivíduos.
 
Já por aqui, o desempenho fraco do IBC-Br confirmou a avaliação de que o Copom deve seguir cortando a Selic em 0,5% nas próximas reuniões, afinal essa prévia do PIB de agosto é lida como fraqueza da economia no terceiro trimestre. O ministro da economia, Fernando Haddad, segue buscando alternativas para aumentar a arrecadação, como o projeto de lei que prevê a taxação das offshores e dos fundos exclusivos, numa tentativa de zerar o déficit fiscal primário no fim do próximo ano. Não acho que isso será possível. O mercado deve acompanhar a pauta fiscal de perto.
 
No cenário mundial, segue a incerteza sobre os desdobramentos da guerra no Oriente Médio e possível escalada do conflito. Se isso ocorrer, petróleo sobe e o dólar também. A questão é o que falará mais alto, a corrida ao dólar por ser um porto seguro para o investidor em momentos de aversão a risco ou o déficit fiscal americano que está muito alto e cria riscos para o dólar. Na semana passada, o retorno dos treasuries de 10 anos subiu mais de 6% e isso é também reflexo da ajuda dos EUA a Ucrânia e Israel. O déficit vai aumentar por lá com mais saídas desses recursos. E nesta semana se inicia o período de silêncio por parte do Fed, pois é o período que antecede a decisão de taxa de juros por lá, decisão que será divulgada no dia 1/11.
 
Para hoje no calendário econômico veremos o tradicional Boletim Focus aqui no Brasil, Na Europa, vamos conhecer a confiança do consumidor de outubro. 
 
Bons negócios a todos e muito lucro!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações