Dólar: Semana pré-Carnaval e de Ano Novo Chines

 | 05.02.2024 06:00

Boa semana, mercado do câmbio. A semana passada fechou com a taxa de câmbio pressionada e um ambiente de aversão a risco, após um payroll dos EUA de quase o dobro do que a expectativa do mercado. Agora o discurso é de que ficou improvável o Fed cortar juros em março. O dólar à vista fechou a semana passada, portanto, cotado a R$ 4,9661 para venda, segundo informado pela mesa de câmbio da Getmoney. 
Por enquanto, a economia norte-americana segue aquecida, e com isso as expectativas de inflação por lá sobem para o fim do ano e os rendimentos dos Treasuries também.
 
Esta semana será a semana pré-feriado de Carnaval, na qual os mercados estarão fechados aqui no Brasil e funcionando normalmente no exterior. No final da semana, sexta e sábado, será o Ano Novo Chinês. 
 
Amanhã sairá a Ata do Copom, aquela que decidiu por unanimidade cortar 0,5 ponto percentual da Selic. Vamos acompanhar se mudou algo no discurso, que deve vir “mais do mesmo”, ou seja, se o país mostrar compromisso fiscal poderemos continuar cortando os juros na mesma magnitude nas próximas reuniões. Já o Boletim Focus não sairá hoje, como ocorre normalmente, devido à operação padrão do Banco Central, que está atrasando a divulgação de dados. Portanto, eventualmente, índices do calendário econômico previstos para um dia podem sair somente no dia seguinte. 
 
Quanto à pauta fiscal, que realmente é o tema das discussões econômicas brasileiras, em que o governo pretende arrecadar mais para poder gastar mais, o governo fará um pente fino em benefícios fiscais concedidos a empresas. O custo dos benefícios para a União deveria ser de até 2% do PIB e atualmente está em 4,5%. Através de preenchimento fácil de um formulário, por parte das empresas, a Receita vai puxar do sistema os documentos e verificar se a empresa preenche os requisitos para receber aqueles benefícios. Achei interessante. 
 
No cenário geopolítico, seguem as incertezas com as guerras. 
 
O calendário econômico para hoje trará na Europa os PMIs de janeiro e o IPP de dezembro. Por aqui sairá o investimento estrangeiro direto de dezembro e os PMIs de janeiro. Atenção aos PMIs de janeiro nos EUA, que podem dar direção ao dólar hoje devido a uma agenda norte-americana esvaziada no decorrer da semana. Teremos também discurso de Bostic, membro do Fomc.
 
Ótima semana a todos, muito lucro e paz na terra.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações