Dólar: Super-Quarta deve ser sem novidades

 | 01.02.2023 06:00

Hoje, teremos as divulgações da taxa de juros dos EUA às 16 horas (de Brasília) e da Selic após o fechamento do mercado. Pelo andar da carruagem, não devemos ter surpresas, a taxa de juros dos EUA deve aumentar 0,25%, ou seja, diminuir o ritmo, e a Selic deve ser mantida em 13,75%. E o que significa isso para o câmbio? Ponto para o real que, pelo diferencial de juros (carry trade), deve continuar atraindo capital do exterior para nossa Bolsa de Valores e para investimentos aqui no Brasil. Além disso, a abertura da China está ajudando as moedas de países emergentes. 
 
Mas… tudo depende da nossa política. O Brasil reage fortemente a ruídos políticos! Porém, ontem, as falas foram bastante positivas para o real. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou, em evento promovido pelo Credit Suisse (SIX:CSGN), que não há discussão no Ministério da Fazenda sobre uma eventual mudança na meta para a inflação. Além disso, disse que o novo arcabouço fiscal do país deverá apontar uma trajetória para a dívida pública e usar o resultado primário como instrumento, com uma regra que mostre o horizonte do gasto público. O mercado gostou e o dólar à vista fechou o dia cotado a R$ 5,0761 para venda.
 
Como os cenários de juros aqui e nos EUA já estão praticamente traçados para hoje, o foco deve ficar no comunicado do Banco Central aqui, em meio a uma alta recente das expectativas de inflação. E a coletiva de imprensa do FOMC sobre sinalizações do futuro de seus próximos passos. 
 
O Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) também se reúnem nesta semana para decisões de juros.
 
No calendário para hoje, além das taxas de juros, vamos conhecer o PMI industrial, IPC e taxa de desemprego da Europa (antes de abrir o mercado aqui). No Brasil, IPP de dezembro e PMI industrial de janeiro. Nos EUA, o PMI industrial e ADP (variação de emprego privado) de janeiro. 
 
Ótimos negócios a todos!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações