Dólar: Um verdadeiro salseiro no câmbio e hoje ainda tem Ata do Fed

 | 16.08.2023 06:00

E lá vamos nós para mais um dia turbulento no câmbio. Ontem, as vendas no varejo dos EUA aumentaram um pouco mais do que o mercado previa, e com isso ainda está na pauta a possibilidade de aumento de juros por lá.
 
Seguindo de olho no exterior, a China vem causando temor na economia brasileira. Dados mais fracos por lá novamente trazem insegurança quanto a recuperação do gigante asiático pós-Covid. O Banco Central da China cortou os juros, na tentativa de sustentar a atividade econômica. Esses dados chineses piores do que o esperado fazem com que países exportadores de commodities sejam penalizados no câmbio. O dólar à vista fechou o dia ontem cotado a R$ 4,9878 para venda.
 
Sobre o cenário interno, temos por aqui o arcabouço fiscal, que volta a ser tema de discussões na Câmara, desta vez adiado para a próxima semana. Uma sinalização mais clara para a estabilidade fiscal brasileira pode dar algum fôlego ao real. Quanto aos juros, seguimos com a mesma teoria: juros cairão aqui (só que não tão rápido e nem tanto), enquanto nos EUA os juros podem se manter ou subir.
 
Esse diferencial menor a favor do Brasil pesa na cotação do dólar. Só que temos agora um novo componente para analisar quanto a trajetória futura da Selic, o aumento dos combustíveis anunciado ontem pela Petrobras (BVMF:PETR4) (16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras, a partir de hoje). Esse aumento terá impacto no IPCA em 0,4 entre agosto e setembro, e portanto teremos que ver como o BC verá esse dado para conseguir seguir com os cortes na taxa de juros. 
 
Hoje, no calendário econômico, na Europa veremos o PIB trimestral e a produção industrial de junho. Nos EUA, vamos ter as licenças de construção e produção industrial de julho e, o principal, a leitura da Ata do Fed, que pode dar alguma pista sobre os próximos passos dos juros no comitê de política monetária americano.
 
Well, bons negócios, turma, e muito lucro a todos!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações