Taxas de Juros nos EUA Não Devem Subir no Curto Prazo

 | 03.04.2020 09:09

Os títulos do Tesouro americano devem continuar rendendo pouco no curto prazo, já que a velocidade do estoque monetário com maturidade zero atingiu seu nível mais baixo da atualidade. A estimativa de inflação deve cair ainda mais, à medida que o crescimento econômico nos EUA desacelera, a impressão de dinheiro se intensifica e o PIB entra em declínio.

Tudo indica que a economia norte-americana sofreu uma virada repentina para pior, com base em alguns dos dados regionais sobre a atividade empresarial registrados pelos bancos do Federal Reserve, como os de Nova York, Filadélfia, Kansas e Dallas. Os números, na maioria dos casos, têm sido os mesmo ou piores que os apresentados em 2008 e 2009. Isso sugere que a economia começou a cair em ritmo bastante acelerado.

O rápido declínio econômico fez com que o Federal Reserve lançasse mão de grandes medidas de flexibilização quantitativa e cortasse a taxa dos Fundos Federais para 0. Além disso, o Congresso americano aprovou uma lei de alívio de US$ 2 trilhões, a fim de ajudar a preencher o vácuo diante do fechamento do comércio por causa do coronavírus.