Dólar Ganha Força no Cenário Global

 | 17.03.2013 19:27

Depois de meses de declínio, o dólar está novamente ganhando força sobre as outras principais moedas, numa reversão impulsionada pela relativa saúde econômica dos Estados Unidos, que revigorou o papel da moeda americana como centro do sistema financeiro mundial.

O Índice Dólar do The Wall Street Journal, uma medida da cotação do dólar em relação às sete moedas mais negociadas do mundo, subiu quase 5% este ano, atingindo na segunda-feira seu nível mais alto desde julho de 2010. O índice subiu 0,3% na quarta-feira, quando foi divulgado que as vendas no varejo nos EUA em fevereiro cresceram quase o dobro do que os economistas haviam previsto, mas anulou o ganho ontem.

Os economistas dizem que o dólar ainda não se valorizou a ponto de representar uma séria ameaça à recuperação da economia americana. Mas a moeda mais forte está começando a afetar os resultados financeiros das empresas, já que os lucros fora dos EUA passam a valer menos na contabilidade depois de convertidos em dólar. Os turistas americanos estão vendo seu dinheiro durar mais nas viagens ao exterior, enquanto a libra e o iene em queda livre podem diminuir o número de visitantes britânicos e japoneses nos destinos turísticos dos EUA.

Analistas, investidores e especialistas dizem que a ascensão do dólar reflete a mesma visão otimista da economia americana que está levando a Média Industrial Dow Jones a bater recordes de alta. Um dos melhores dias para o dólar este ano foi a última sexta-feira, quando dados do mercado de trabalho mostraram que a taxa de desemprego caiu para 7,7% em fevereiro, a menor em quatro anos.

Os maiores parceiros comerciais dos EUA não parecem tão saudáveis, um fator que vem influenciando o dólar tanto quanto os dados promissores da economia americana. O Fundo Monetário Internacional estima que a economia dos EUA vai crescer 2% este ano, comparado com 1,2% no Japão e 1% no Reino Unido. A zona do euro terá uma contração de 0,2%, prevê o FMI.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações