E o Nosso IBOVESPA, Retornaremos a Nossa Tendência de Alta?

 | 12.02.2017 00:04

Faz aproximadamente 10 Pregões que o nosso Índice vem "navegando" em uma região de Lateralização.

Anteriormente, mais precisamente após o Pregão de 27/01/2017, houve a perda de força da Tendência de alta, mas não a perda dessa Tendência.

Mas...como assim?

Apesar da perda e do fechamento abaixo da Média Móvel de 8 dias (gráfico - linha azul), não ocorreram a perda da região do Fundo de 63.573 nem a perda da Média Móvel de 21 dias (gráfico - linha verde).
Ah, nem o fechamento do Índice abaixo dessas regiões.

Continuando com a minha verificação, percebi que a Média Móvel de 21 dias apresentou-se como um bom Suporte nesse período.

Verifico também que nem a Lateralização e nem a perda da Média Móvel de 8 dias foram suficientes para deixar os Investidores receosos fazendo com que decidissem por um movimento de Vendas mais robusto.

Então, partindo dos fatos apresentados, e, ainda:

- pelo fato do Índice estar acima das Médias (8, 21 e 200 dias); (200 dias linha vermelha)
- pelo fato do Volume de Negócios e do Saldo de Volume (OBV) sinalizarem força dos Compradores;

Acredito que, após a superação e o fechamento acima do Topo de 66.593 é perfeitamente possível que o Mercado acredite que o rumo do IBOVESPA seja a direção dos 71.000 pontos.

Mas, ...

Pode ser que faça uma "parada técnica" na região de 68.970, Topo no Gráfico Mensal (março de 2012), atenção!

Finalizando, o IBOVESPA em seu último Pregão (10/02), teve um fechamento positivo 1,79% na casa dos 66.124 pontos.

GRÁFICO DIÁRIO - ÍNDICE IBOVESPA.

Bovespa

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Claudio Camara

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações