E Se Warren Buffett Tivesse Nascido no Brasil?

 | 15.09.2017 14:25

Por Shin Lai e João Paulo de Freitas.

Há poucos dias Warren Buffett comemorou seus 87 anos.

Destes, 76 foram e continuam sendo dedicados aos investimentos. Buffett nasceu e cresceu no meio-oeste dos EUA, no estado de Nebraska, e até onde sabemos o mega investidor nunca ficou fora do seu estado por muito tempo. E fez seu primeiro investimento em ações com 11 anos de idade apenas.

Mas cabe aqui um exercício interessante, e se o Oráculo de Omaha tivesse nascido aqui na América do Sul, ao invés da América do Norte.

Como seria sua carteira de ações com empresas equivalentes na Bovespa?

É exatamente este exercício que iremos fazer aqui. Se quiséssemos fazer uma equivalência até mesmo em termos de local de nascimento, Buffett teria nascido aqui em um estado similar ao de Goiás, que fica no centro do Brasil, ou mesmo Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, onde é o centro oeste brasileiro.

Voltando aos investimentos, entretanto, há enormes diferenças entre a economia americana e a brasileira obviamente. Os Estados Unidos possuem um capitalismo muito mais dinâmico e expressivo que o nosso. O que significa que lá existem muito mais empresas e setores que no Brasil. Assim, em alguns casos faremos algumas aproximações. Para se ter uma ideia, Buffett está investindo em uma empresa chamada Sirius XM que fornece serviços de radiodifusão. Não há nada similar sendo negociado na Bovespa. Na melhor das hipóteses poderíamos fazer uma analogia com as empresas de telecomunicações.

Buffett investe em empresas de Aviação Civil. No Brasil quais seriam as equivalentes?

Esta é uma posição no mínimo curiosa da Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa). De acordo com os relatórios da Berkshire de 30/junho/2017, ela possuía as seguintes posições em empresas de aviação: