Economia dos EUA segue em expansão, apesar de previsões de recessão

 | 17.05.2023 10:58

Há meses ouvimos alertas de que a economia dos EUA está prestes a entrar em recessão, mas sua expansão continua surpreendendo. E tudo indica que deve continuar assim no futuro próximo ou até por mais tempo.

Não faltam motivos para adotar uma visão mais pessimista. Exemplo disso é a persistente inversão da curva de juros dos títulos do Tesouro americano, que permanece profundamente negativa.  O diferencial entre a nota de 10 anos e o bônus de 3 meses está atualmente negativo em 52 pontos-base (16 de maio) e tem se mantido consistentemente abaixo de zero desde julho de 2022.

Diversos estudos indicam que a curva invertida foi um indicador confiável de recessão nas últimas décadas. Pode ser que isso se comprove novamente, mas a economia dos EUA não para de desafiar as probabilidades implícitas pela curva de juros e outras métricas do ciclo econômico.

A atividade econômica desacelerou recentemente, mas o Índice Econômico Semanal do Federal Reserve de Nova York (WEI, na sigla em inglês) sugere que tal desaceleração está se estabilizando (até 6 de maio). Depois de uma tendência de queda em 2022, o WEI vem se mantendo estável este ano, embora em um nível que reflete um crescimento modesto/fraco.