Economia e Cidadania

 | 26.02.2016 14:00

Desde a publicação do 'publicação em português bateu o recorde de leitores através dos sites Notícias Agrícolas e AgroClima. Só no primeiro, foram cerca de 1800 visitas em apenas 3 dias. Uma agradável surpresa, pois embora atento à macroeconomia global, eu escrevo mais para investidores do mercado financeiro.

Apesar de raramente reproduzido por editores de outros sites, meu pensamento incluído ao final de cada texto é: "A Bolsa estimula a cidadania!" Ao investirmos nossas economias em ativos de risco, passamos a observar melhor o que se passa no país e na economia. Quem vive apenas de salário ou alguma fonte de renda mais estável, nem sempre tem a mesma atenção à situação nacional e internacional.

O interesse do empreendedor rural na economia global é pertinente, afinal as exportações de produtos agropecuários respondem por uma fatia significativa do seu mercado. E as exportações, principalmente, dependem de condições econômicas que vão além de nossas fronteiras.

O setor também vem se mostrando o de maior resiliência na economia brasileira. Enquanto o produto interno bruto nacional decepciona em quase todas as áreas, o setor agropecuário, puxado pela produção agrícola, vem se destacando dentre os demais.

Nos três primeiros trimestres de 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 2,1%. Compare esse crescimento à retração de -3,2% do PIB brasileiro no mesmo período! De acordo com o IBGE, até o período, a produção brasileira cresceu 7,7%, atingindo um volume recorde de 209,5 milhões de toneladas de grãos, leguminosas e oleaginosas. A participação do setor nas exportações totais do Brasil foi de 46,2%! (fonte )