Economia e Mercados: Forte Pregão das Mineradoras e Siderúrgicas

 | 26.07.2017 10:28

Mercados Globais

As principais bolsas operam em alta na Europa, com Frankfurt subindo 0,26%, Londres 0,41% e Paris 0,41%. Podemos destacar o forte pregão das mineradoras e siderúrgicas, indicando uma confiança renovada no crescimento da Europa e dos países emergentes, com destaque para a China e Índia.

A Vale (SA:VALE5) tem seu ADR cotado no pré-mercado com alta de 0,84%, após ter subido 4,13% ontem. A BHP Billiton fechou com alta de 3,49% e é negociada com alta de 0,65%. Esse é um sinal positivo para o pregão da Bovespa, que deve dar impulso às ações de Vale, Usiminas (SA:USIM5), CSN (SA:CSNA3) e Gerdau (SA:GGBR4), que pesam quase 12% no índice. O petróleo também reage positivamente, engatando mais uma alta, sendo negociado a US$ 48,20 o barril WTI. No mês de julho o petróleo acumula alta de 6,20%, mesmo depois do susto que levou o barril a US$ 43,50 no dia 10/07.

Colaboram para a recuperação a ação de “compliance” da OPEC sobre seus países membros de sorte a assegurar o cumprimento dos cortes de produção e o anúncio da Arábia Saudita de que vai limitar suas exportações a 6,6 milhões de barris por dia. O ADR PBR da Petrobras (SA:PETR4) negociava com mais uma alta, de 0,58%, e deve ser influenciado fortemente pelo anuncio dos estoques de petróleo dos EUA Às 11:30hs. Às 15:00 hs o Federal Reserve anuncia a decisão do comitê de política monetária acerca do juros e esse é o principal evento do dia.

Segundo levantamento da Bloomberg, mais de 80% dos resultados anunciados pelas empresas que fazem parte do índice S&P500 surpreenderam positivamente em relação às estimativas dos analistas, indicando uma performance sólida das empresas. Hoje anunciam resultados Coca-Cola, Boeing, Ford, AMD e Facebook. O otimismo geral em relação à bolsas deve ser reforçado pelos anúncios desses resultados. A segurança em seu nível mais elevados em muito anos, veja o gráfico do índice VIX: