Economia e Mercados: Resultados Trimestrais e Repercussões das Decisões

 | 27.07.2017 10:24

Mercados Globais

Após um pregão morno na Ásia, as bolsas da Europa estão em alta significativa. O otimismo nos negócios, a despeito das incertezas geopolíticas, está turbinando os negócios no continente. Hoje o instituto alemão IFO Institute divulgou seu índice do Clima de Negócios e ele veio em seu nível histórico mais elevado. O índice bateu 116, depois de ter atingido 115,2 em junho, veja o gráfico:

A decisão do Federal Reserve de ontem surpreendeu os mercados por não dar um sinal objetivo acerca da normalização da oferta monetária. Na reunião anterior o FOMC, comitê de política monetária, havia sinalizado a intenção de retirar US$ 50 bilhões por mês a partir de julho e deixou a porta aberta para mais um aumento dos juros básicos, os fed funds. O FOMC decidiu retirar qualquer compromisso objetivo com a redução da liquidez ou com alta dos juros. Esse foi um sinal dovish (baixista de juros) da diretoria do BC e fez com que o dólar acelerasse suas quedas em relação às moedas chave.

O destaque do dia vai para o Facebook, cujas ações sobem 7,5% no pré mercado da Nasdaq. A ação bate seu valor mais alto na história, fazendo a empresa bater mais de US$ 500 bilhões de valor de mercado. A novidade da empresa veio de sua área de vendas de anúncios para telefones celulares, que cresceu mais de 50% no trimestre. Suas ações subiram 44% no ano e fazem parte do grupo de empresas que têm impulsionado esse mercado altista, veja o gráfico da ação: