EDP Brasil: vale a pena continuar com as ações após pedido de OPA?

 | 04.03.2023 06:05

A Energias de Portugal (EDP) vai fazer uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) para o fechamento do capital da EDP Brasil, ou Energias do Brasil (BVMF:ENBR3).

O processo de fechamento de capital ocorre quase 20 anos depois da elétrica ter realizado a oferta pública inicial (IPO) no Brasil.

O preço atribuído pela EDP para cada ação objeto da OPA será de R$ 24,00 por ação, a ser pago à vista e em moeda corrente nacional, equivalente a um prêmio de 22,26% sobre o preço de fechamento da ação na véspera, de R$ 19,63.

Qual é o grande motivo desse fechamento de capital?/h2

Conforme o que está sendo veiculado, o fechamento de capital da EDP no Brasil busca otimizar o custo de capital. O controlador pretende continuar investindo no Brasil com recursos financeiros obtidos na Europa.

Portanto, não tendo mais a empresa aberta por aqui, ela possivelmente seria uma empresa de capital fechado com sede fora do nosso país, com acesso a um funding (financiamento) mais barato e ainda assim continuaria tendo oportunidades de investimento no Brasil.

Assim, com um custo financeiro mais competitivo a ser obtido, ela conseguiria taxas de retorno mais atrativas.

Não entrarei no mérito para onde os juros vão por aqui, ou por lá, mas a empresa afirma ter um contexto mais competitivo seguindo dessa forma.

Certamente, essa decisão ocorre em função da deterioração macro brasileira que estamos observando no momento atual, com um nível alto de juros (13,75%).

ENBR3: vale a pena continuar com as ações?/h2

O preço de fechamento da ação é superior ao valor máximo já obtido pela ação, já ajustado por dividendos, considerando o histórico da companhia desde o IPO (atingido ao longo do ano passado), com um prêmio de 6%.