Em Clima de Festa, Muitas Bolsas ainda Permanecem Fechadas Lá Fora

 | 02.01.2017 07:20

ÁSIA: No primeiro dia de negociação em 2017, a maioria dos mercados financeiros asiáticos, incluindo Austrália, Japão, China e Hong Kong, ficou fechada para o feriado de Ano Novo. ​ ​

O valor de referência Kospi da Coreia do Sul fechou praticamente estável, com queda de 0,01%, em 2.026,16 pontos após oscilando entre negativo e positivo. O mercado abriu uma hora mais tarde do que o horário comercial habitual. O won coreano enfraqueceu perante o dólar, a 1,207.25, ante 1.197.04 na semana passada.

Os investidores estavam propensos a continuar a acompanhar escândalo político na Coreia do Sul, o que levou sua presidente Park Geun-hye a sofrer um impeachment pelo parlamento e a prisão de vários funcionários de alto escalão. Sul-coreanos também se reuniram para protestar pela nona semana consecutiva durante o fim de semana de Ano Novo, pedindo a demissão imediata da presidente Park, que saiu do silêncio de mês no domingo para negar publicamente acusações de irregularidades e dizer que as alegações de corrupção contra ela eram "falsas". O país também está lutando para conter um surto de gripe aviária desde novembro, o que levou a um abate generalizado de aves na Coreia do Sul.

A fabricante de smartphones Samsung Eletronics subiu 0,17%, após o CEO Kwon Oh-hyun dizer aos funcionários no discurso de Ano Novo que não há o que se falar sobre a qualidade de seus produtos, mas solicitou que todos devem se atentar para a melhora nos processos de fabricação e inspeções de segurança. Este ano, a reputação e o lucro de Samsung foram colocados em cheque depois de vários relatos de baterias com defeito em seu mais recente modelo de smartphone. Mesmo depois de recalls e troca de produtos, os novos dispositivos continuaram a pegar fogo, fazendo com que a Samsung retirasse do mercado o modelo Note 7.

A fabricante de automóveis sul-coreana Hyundai Motors e a sua afiliada Kia Motors anunciaram uma meta de vendas maior em 2017 de 8,25 milhões de veículos no mundo todo, em comparação com 8,13 milhões de veículos de 2016. Após o fechamento do mercado, a Hyundai Motor informou que vendeu 4,86 ​​milhões de veículos em 2016, abaixo de sua meta de 5,01 milhões de veículos, enquanto a Kia vendeu 3,02 milhões de veículos, 100 mil veículos abaixo do seu alvo, informou a Reuters. As ações da Hyundai Motor subiram 2,74%, enquanto a Kia Motors ganhou 0,64%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As exportações em dezembro da Coreia do Sul​ cresceram pelo segundo mês consecutivo, um aumento de 6,4% ano a ano, enquanto as importações subiram 7,3%, resultando em um superávit comercial de US$ 7 bilhões e aumentando as esperanças de que o comércio global tenha uma reviravolta firme. As exportações do país para a China aumentaram 9,6%, embora os embarques para os EUA tenham caído 2,3 por cento depois de subir 3,8% em novembro.

O índice PMI oficial de manufatura da China caiu para 51,4 em dezembro ante 51,7 em novembro, enquanto o índice PMI oficial da China "não industrial", que inclui serviços, varejo, aviação e software, bem como o setor imobiliário e de construção, caiu para 54,5 em dezembro, ante 54,7 em novembro, indicando que a segunda maior economia do mundo continuou a se expandir, embora em ritmo mais lento. O índice permaneceu acima da marca de 50, que separa a expansão da atividade de uma contração por cinco meses consecutivos​. O subíndice de serviços caiu para 53,2 em relação a 53,7 em novembro e o subíndice de construção aumentou para 61,9, ante 60,4. O subíndice de novas encomendas em todos os setores subiu de 51,8 para 52,1. Os dados baseiam-se em respostas a questionários mensais enviados aos executivos de compras para 4.000 empresas em 27 setores não manufatureiros.

O índice PMI da Índia em dezembro caiu para 49.6, ante 52.3 em novembro.

EUROPA: Os mercados europeus começaram o ano novo em queda, mas responde positivamente na manhã desta segunda-feira após a liberação dos índices PMI. O índice PMI final de manufatura da Zona do Euro em dezembro ficou em 54,9, inalterado em relação a novembro. Na Espanha, o PMI de manufatura ficou em 55,3, ante 54,5 em novembro. Na Itália, o PMI de manufatura foi de 53,2, ante 52,2 em novembro. Na França, 53,5 em dezembro, igual a novembro e na Alemanha, o índice PMI de manufatura em dezembro foi de 55,6, ligeiramente melhor do que os 55,5​ de novembro.

O alemão DAX, o francês CAC, o italiano FTSE MIB e o IBEX espanhol registram ganhos. O FTSE 100 retorna às negociações somente na terça-feira. Mercados dos EUA também estarão fechados, após encerrarem a sessão de sexta-feira em queda, lideradas por perdas de ações tecnológicas.

Na Europa, o setor de tecnologia registra o pior desempenho nesta manhã, caindo 0,6%, após relatos de que a empresa americana Apple está planejando reduzir a produção de seus modelos iPhone 7, devido a uma fraca demanda. Stocks de automóveis caem 0,54%. A alemã Volkswagen segue esperançosa em chegar a um acordo nos EUA relativos ao escândalo de emissão de poluentes, antes do presidente Obama deixa o cargo no final deste mês. Suas ações caem 0,67%

O presidente do Deutsche Bank, Paul Achleitner disse ao Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung que não haverá fusão ou resgate estatal para o credor alemão. Isto ocorre depois que o Deutsche Bank anunciou na semana passada um acordo de hipoteca de US$ 7,2 bilhões com autoridades dos EUA. As ações do banco caem 0,41%.

O ano de 2017 pode alterar significativamente a paisagem europeia, com o Reino Unido se preparando para sair da UE e eleições importantes ocorrem em todo o continente. O chefe do Instituto Alemão Ifo disse à Reuters que os eleitores italianos poderão eventualmente também exigir a saída da área do euro.

Os principais índices registrarem sólidos ganhos em 2016. ​ O índice Dow Jones subiu 13,4%, para fechar em 19.762,6 pontos, abaixo do nível psicológico dos 20.000 pontos, enquanto o S&P 500 fechou em alta de 9,5% no ano em 2.238,83 pontos e o Nasdaq Composite ganhou 7,5% em 2016 a 5.383,12 pontos. ​​

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA: Feriado nos EUA.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: ---
SP500: ---
NASDAQ: ---

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações