Dólar: Em dia de Payroll, foco aqui ainda é o fiscal

 | 06.01.2023 06:00

A política fiscal continua no radar do mercado de câmbio. Aliás, do mercado em geral. Teremos uma forte expansão de gastos que não vem em conjunto com novas fontes de financiamento para reequilibrar o orçamento deste ano. Isso deve impactar nas contas.

O mais importante agora é a definição sobre o novo arcabouço fiscal, que será um mecanismo de controle de despesas. Mas deve ser mais flexível que o teto de gastos. Assim que isso for definido já vai melhorar para o câmbio. O mercado não gosta de incertezas. 

Ontem, o dólar caiu por causa de movimento de ajustes de posição e após o Ministro da Casa Civil dizer que não existem propostas para revisão de reformas, inclusive a da Previdência. Também caiu bem a fala do novo comandante da Petrobras (BVMF:PETR4), senador Jean Paul Prates, que disse que não haverá intervenção nos preços de combustíveis. Vamos acompanhar. 

Hoje o presidente terá sua primeira reunião ministerial para articular o governo. Parece que nada poderá ser dito sem o aval de Lula.

Quanto à ata do Fed, houve uma leitura do mercado de que as preocupações com a inflação seguem no radar, mas o ritmo de aperto nos EUA deve ser reduzido para não prejudicar tanto a economia. 

O cenário externo é um possível obstáculo à uma recuperação do real, conforme o Banco Central norte-americano segue aumentando sua taxa de juros.

Ontem, o dólar à vista fechou o dia cotado em R$ 5,3527, os mercados seguem dando ao governo o benefício da dúvida. 

Para hoje, o calendário na Europa terá IPC, vendas no varejo e confiança do mercado. No Brasil, conheceremos o IGP-DI. Já nos EUA, o dado mais esperado da semana, o Payroll (relatório de emprego não-agrícola), e a taxa de desemprego. Também teremos dois pronunciamentos para ficar de olho, de Lane do BCE e de Lisa D. Cook do Fed. 

Bom final de semana, turma, e muito lucro!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações