Em uma Semana Curta, Futuros dos EUA Abrem em Alta

 | 22.11.2021 08:08

h2 Ásia

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, após a China manter inalterada sua taxa básica de juros, enquanto o ressurgimento de surtos de coronavírus nos EUA, Europa e algumas outras regiões pesaram sobre o sentimento dos investidores.

Na segunda-feira, a China manteve a taxa principal de empréstimos (LPR) de um ano inalterada em 3,85%, enquanto a LPR de cinco anos ficou estável em 4,65%. Comentários de autoridades do banco central chinês sobre os riscos de "estagflação" também reforçaram preocupações com pressões inflacionárias.

Na China continental, o composto de Xangai subiu 0,61% para fechar em 3.582,08 pontos, enquanto o Shenzhen Component avançou 1,411% para 14.960,66 pontos.

O índice Hang Seng em Hong Kong caiu 0,39%, fechando em 24.951,34 pontos. As ações da varejista JD.com Inc Adr (NASDAQ:JD) (SA:JDCO34) e da operadora chinesa de internet NetEase (NASDAQ:NTES) (SA:NETE34) listadas em Hong Kong subiram 1,93% e 3,02%, respectivamente, após o anúncio na sexta-feira de que serão incluídas no índice de referência Hang Seng a partir de 6 de dezembro, enquanto a problemática incorporadora imobiliária chinesa China Evergrande Group (HK:3333) sairá do índice China Enterprises. Embora a gigante imobiliária tenha conseguido desembolsar o dinheiro para fazer alguns pagamentos de juros até agora, seu futuro ainda está em jogo e a S&P Global Ratings disse na semana passada que o grupo ainda poderia entrar em "default". As ações da Evergrande caíram 1,44% na segunda-feira, enquanto no acumulado do ano, caiu mais de 80%.

No Japão, o Nikkei fechou em alta de 0,08%, em 29.774,11 pontos. O Japão sinalizou que está disposto a liberar suas reservas estratégicas de petróleo para ajudar a conter o aumento do preço do petróleo, chegando a derrubar o preço do petróleo durante o horário asiático.

Na Coreia do Sul, o Kospi ganhou 1,42% para fechar em 3.013,25 pontos, com as ações da peso-pesado Samsung (KS:005930) Electronics subindo 5,2%.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 caiu 0,59%, para 7.353,10 pontos. Ações de energia e viagens pesaram sobre o índice. Santos (ASX:STO) caiu 1,9%, enquanto Woodside Petroleum Ltd (ASX:WPL) fechou 2% menor. As ações dos bancos deu continuidade à ressaca da semana passada. O setor altamente ponderado caiu quase 5% nos últimos cinco dias. As chamadas "mineradoras verdes" continuaram a brilhar, com a Nickel Mines (ASX:NIC) liderando os ganhos, subindo 8%, seguidos pela Pilbara Minerals d (ASX:PLS), que avançou mais de 5% e Orocobre (TSX:ORL) subiu 4,7%. A AVZ Minerals disparou mais de 12%, para 67,5c depois que a Morningstar elevou sua meta de preço para 70c, enquanto a produtora de lítio "carbono zero" Vulcan Energy fechou em alta de 7% depois de revelar um novo acordo com a Renault (PA:RENA). Entre as gigantes da mineração, BHP Billiton (ASX:BHP)(NYSE:BHP) subiu 0,6%, Rio Tinto (ASX:RIO) (SA:RIOT34) avançou 2,1% e Fortescue Metals Group (ASX:FMG) adicionou 2,5%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 0,23%.

h2

Europa/h2

As bolsas europeias tentam encaixar uma tendência de alta nesta segunda-feira, com investidores tentando afastar as preocupações com as medidas de restrição da Covid-19 no continente, depois que a Alemanha e a Áustria reintroduziram medidas de contenção mais rígidas na semana passada.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,02% nas negociações do fim da manhã, com ações de telecomunicações liderando os ganhos, com as ações da Telecom Italia disparando mais de 22% no início das negociações, depois que a empresa recebeu uma proposta de compra de 10,8 bilhões de euros (US $ 12 bilhões) do fundo americano Kohlberg Kravis Roberts(KKR). O FTSE MIB da Itália cai 0,14%.

O alemão DAX 30 sobe 0,03%, o francês CAC 40 avança 0,17%. Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,56%, enquanto o PSI 20 de Portugal sobe 0,75%.

Em Londres, o FTSE 100 avança 0,30%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 0,1%, Antofagasta (LON:ANTO) adiciona 1,3%, BHP Group PLC (LON:BHPB) adiciona 0,9% e Rio Tinto (LON:RIO) avança 0,8%. As gigantes petrolíferas BP (LON:BP) (NYSE:BP) e Royal Dutch Shell (NYSE:RDSb) (NYSE:RDSa) sobem 0,9% e 0,5%, respectivamente.

h2

Criptomoeda/h2

El Salvador planeja construir uma “Cidade Bitcoin”, em parceria com uma empresa de infraestrutura de ativos digitais, segundo anuncio do presidente do país, Nayib Bukele, no sábado. A cidade terá áreas residenciais e comerciais, serviços, entretenimento, restaurantes e um aeroporto e será construída próxima ao vulcão Conchagua, no sudeste de El Salvador, tendo início em 2022 e a cidade não cobrará impostos, exceto o imposto sobre valor agregado (IVA).

El Salvador planeja levantar cerca de US $ 1 bilhão por meio de um “Bitcoin Bond” em parceria com a Blockstream. Metade dos fundos será usada para comprar Bitcoin, enquanto os outros US $ 500 milhões serão utilizados na infraestrutura de energia e mineração de bitcoin, segundo o governo. A mineração é o processo que consome muita energia para criar um novo Bitcoin resolvendo quebra-cabeças criptográficos. El Salvador disse que planeja usar a energia geotérmica do vulcão para abastecê-lo.

Em junho, El Salvador aprovou uma lei tornando-se o primeiro país do mundo a aceitar o Bitcoin como moeda legal juntamente com o dólaro, porém a medida não conta com aceitação de toda a sua população. O país lançou um aplicativo para permitir que os cidadãos usem a criptomoeda em seus negócios. Em setembro, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a lei, temendo que a introdução da criptomoeda pudesse levar à instabilidade no país centro-americano.

O Bitcoin caiu cerca de 16% depois de renovar seu recorde de US $ 68.990,90 no início deste mês, mas ainda está com uma valorização de mais de 90% neste ano.

Nesta segunda-feira, o Bitcoin cai 2,82%, em US $ 57.255,50, o Ethereum recua 2,94%, em US $ 4.192,62, Cardano cai 3,5%, Solana sobe 3,40%, Dogecoin cai 2,81%, Shiba Inu recua 2,11%, enquanto XRP e Litecoion perdem 3,81% e 3,22%, respectivamente.

h2

EUA/h2

Os futuros dos índices de ações sobem nas negociações matinais de segunda-feira, antes do feriado de Ação de Graças, um período historicamente forte para Wall Street.

Os mercados dos EUA estarão fechados na quinta-feira devido Dia de Ação de Graças, enquanto na sexta-feira, as bolsas fecham as 15h00.

Wall Street entra na última semana de negociação em novembro e se prepara para o período de férias que é tipicamente caracterizado por volumes mais baixos do ano, mas o período tem um histórico de ganhos na semana de Ação de Graças.

Dados compilados desde 1945, mostram que durante a semana de Ação de Graças teve uma média um avanço de 60 pontos-base, ou 0,60 ponto percentual para o S&P 500, com os melhores desempenhos na quarta-feira antes do feriado e da Black Friday e a única queda na média ocorre na segunda-feira, início da semana, porém, recentemente, os ganhos mudaram para segundas-feiras, com pequenos declínios na terça-feira e altas nos últimos dois dias da semana. Outros estudos, por exemplo, apontam para 66% de probabilidade de o mercado estar em alta na véspera do Dia de Ação de Graças e 57% de chance no dia seguinte ao feriado.

O foco dos investidores também consideram a perspectiva de temores de inflação e incerteza sobre o Federal Reserve, com o presidente Biden devendo decidir se estenderá o mandato de Jerome Powell como presidente do Fed, que termina em fevereiro ou a possível aposta pela governadora do Fed Lael Brainard para o cargo. Muitos acreditam num banco central mais "dovish" se Brainard vencer, o que significa que demoraria mais para apertar as políticas do banco central, incluindo o aumento das taxas de juros, mas não seria uma surpresa uma certa volatilidade no curto prazo caso ela seja a indicada pelo Presidente Biden.

O S&P 500 subiu 0,3% na semana, após uma série de balanços bem recebidos de grandes varejistas e fortes dados de varejo dos EUA. O Nasdaq Composite deu um salto de 1,2% na semana passada, enquanto o Dow caiu 1,3% durante o período.

No mês, o S&P 500 subiu 2% e segue caminho para registrar seu segundo mês positivo consecutivo. No ano, o benchmark já subiu mais de 25%.

Na agenda econômica, às 13h00 sairá, as vendas de casas usadas no país.

h2
Índices futuros - 7h40/h2

Dow Jones Futuros: +0,37%
S&P 500 Futuros: +0,34%
Nasdaq 100 Futuros: +0,38%

h2
Commodities/h2

MinFe Dailan: +6,18%
Brent: +0,24%
Petróleo WTI: +0,29%
Soja: +0,04%
Ouro: -0,67%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações