Emissões evitadas: Benefícios de acompanhar uma métrica positiva para o clima

 | 09.06.2023 09:05

Descarbonização global requer o aumento do uso de commodities intensivas em carbono, como cobre, aço, alumínio, lítio e hidrogênio azul, para citar algumas. No entanto, o aumento da demanda por essas commodities também pode aumentar as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) para algumas empresas no curto a médio prazo. À medida que essas indústrias "facilitadoras" se concentram em reduzir os diferentes tipos de emissões de carbono (Escopo 1, 2 e 3) que uma empresa gera a médio e longo prazo, os investidores não devem perder de vista os impactos sociais positivos das "emissões evitadas" associadas ao aumento do uso de produtos e serviços derivados dessas commodities e os produtos que eles tornam possíveis.h2 O que são emissões evitadas e por que é importante medi-las?/h2

As emissões evitadas, também conhecidas como emissões de Escopo 4, vão além das emissões de Escopo 1, 2 e 3, fornecendo informações adicionais sobre os resultados do mundo real dos produtos ou serviços de uma determinada empresa. Isso inclui ajudar os clientes e fornecedores a reduzir sua pegada de carbono, o que também estimula a inovação. Por exemplo, cabos de cobre que transmitem eletricidade renovável, o uso de embalagens recicláveis, um detergente de lavanderia que pode ser usado em temperaturas mais baixas ou diesel renovável que tem uma pegada de carbono menor em comparação com o diesel fóssil regular.

"As emissões evitadas são reduções de emissões que ocorrem fora do ciclo de vida de um produto ou cadeia de valor, mas como resultado do uso desse produto. Outros termos usados para descrever as emissões evitadas incluem impacto positivo no clima, contabilidade líquida positiva e Escopo 4."
Instituto Europeu do Cobre

 

Identificar, estabelecer metas, medir e relatar as emissões evitadas podem ser, em nossa opinião, uma fonte de vantagem competitiva para as empresas, contribuindo para o conjunto geral de evidências que respaldam os impactos, alegações e metas de sustentabilidade de uma empresa.

Compreender as emissões evitadas fornece uma visão mais holística das emissões totais e pode ser relatado e medido em vários níveis (portfólio de investimentos, empresa ou produto/serviço). Dessa forma, as emissões evitadas podem ajudar consumidores, investidores e outras partes interessadas a tomar decisões mais informadas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Existem várias razões para medir e relatar as emissões evitadas, incluindo:

  • Uma medida útil dos resultados do mundo real que ocorrem fora da cadeia de valor de uma organização e além dos esforços para reduzir as emissões do Escopo 1, 2 e 3.
  • Ajudar os consumidores a entender o impacto do uso de um produto e incentivar o consumo de produtos e serviços com menor intensidade de carbono.
  • Fornecer uma base para as empresas fazerem alegações sobre os impactos positivos de gases de efeito estufa de seus produtos ou serviços, em comparação com a situação em que esses produtos não existem.
  • Fornecer uma base para os investidores identificarem e apoiarem com precisão oportunidades de investimento sustentáveis que sustentem seus próprios compromissos de neutralidade de carbono e métricas de intensidade de carbono em nível de portfólio.

Quem está medindo e relatando as emissões evitadas?/h2

Ao longo da última década, tem havido um número crescente de empresas em diversos setores, incluindo Stora Enso, Air Products, Walmart (NYSE:WMT), Neste, Linde, BT, assim como organizações financeiras, que estão medindo e relatando as emissões evitadas. A maior parte do foco está em nível de produto único, mas cada vez mais as empresas estão tentando avaliar as emissões evitadas em nível de empresa e de portfólio de investimentos. Do ponto de vista do investidor, a medição e o relato em nível de empresa e de portfólio são mais relevantes.