Enfim, Inicia-se o Brexit. Como os Mercados Reagem?

 | 29.03.2017 07:24

ÁSIA:​ Os mercados asiáticos terminaram misturados nesta quarta-feira, enquanto o dólar e as commodities subiram após diminuição da decepção com o fracasso do projeto de lei de saúde do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O humor não se estendeu à libra, após o governo britânico assinar uma carta para Bruxelas, iniciando formalmente a saída do país da União Europeia. O índice da MSCI para ações da Ásia-Pacífico, exceto Japão, subiu 0,2%, voltando para topos de 21 meses.

O índice de referência australiano ASX 200 fechou em alta de 0,9% em 5.873,5 pontos, estendendo os ganhos da terça-feira. Nos mercados de commodities, os preços dos metais básicos subiram com notícias econômicas positivas da China.O cobre ganhou 2% durante a noite e o minério de ferro para entrega em setembro na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu 2,6%. ​BHP Billiton e Fortescue Metals subiram 0,3% cada, enquanto Rio Tinto (LON:RIO) avançou 0,6%. Os futuros de aço e minério de ferro na China, afastaram-se das mínimas de várias semanas nesta quarta-feira, mas analistas preveem novos declínios dos preços, uma vez que a oferta ultrapassa a demanda no maior mercado do mundo. Os potenciais compradores de minério de ferro na China estão postergando as compras após a recente queda que levou os preços spot da matéria-prima siderúrgica para uma baixa de sete semanas, a 81,57 dólares a tonelada na segunda-feira. ​

O estado de Queensland foi atingido pelo ciclone Debbie. Estações turísticas ao longo da grande barreira de corais da Austrália e áreas costeiras continentais foram atingidas por rajadas com vento acima de 260 km/h e havia relatos de danos estruturais significativos em imóveis e infraestrutura pública.

No Japão, o Nikkei lutou durante toda a sessão e fechou em alta de apenas 0,08%. Anteriormente, dados oficiais mostraram que as vendas no varejo cresceram apenas 0,1% em fevereiro, comparado ao crescimento de 1% em janeiro. Os números fracos levantam dúvidas sobre a força do consumo interno e destaca as dificuldades para o Japão gerar inflação.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou 0,17% maior. A gigante Samsung eletronics subiu 0,72%, com investidores aguardando o lançamento do novo Galaxy S8 no final do dia em Nova York e na Coreia do Sul amanhã.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As bolsas da China continental seguiram direção oposta à seus pares regionais. O Shanghai Composite fechou em baixa de 0,36% em 3.241,3 pontos e o Shenzhen Composite terminou em queda de 0,73%. O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 0,19%. A gigante chinesa de tecnologia Tencent gastou US $ 1,78 bilhão em comprar uma participação de 5% na montadora de automóveis elétrica Tesla.​

Ainda durante o pregão asiático, o dólar se fortaleceu em 99.875 contra uma cesta das moedas, acima dos 98.858 de ontem mas ainda mais fracos comparados aos níveis acima de 100 da semana passada. O dólar / iene estava sendo negociado a 111,07 e o dólar australiano buscou $ 0.7644. Os preços do petróleo avançaram seguindo a alta de mais de 1% do fechamento do horário do pregão americano, depois que a oferta da Líbia foi cortada em um terço devido à ação de facções armadas e com autoridades sugerindo que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros produtores poderiam estender os cortes de produção até o final do ano.​

EUROPA: Os mercados europeus abriram em território positivo pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira de manhã, com investidores cautelosos de olho em Londres e Bruxelas, para o início do tão esperado processo britânico Brexit.​ O índice Stoxx Europe 600 opera entre altas e baixas, após subir 0,6% na terça-feira.

A libra esterlina recua após o governo britânico enviar a carta oficial invocando o artigo 50 do Tratado de Lisboa à Bruxelas, iniciando formalmente a saída do país da União Europeia. A carta será entregue no meio-dia de quarta-feira ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk e vai oficialmente desencadear o processo Brexit. Enquanto isso, a primeira-ministra britânica, Theresa May, se dirigirá à Câmara de baixo ao mesmo tempo.

O FTSE 100 opera entre ligeiras altas e baixas. Ações da BHP Billiton sobem 1,3% após a gigante da mineração dizer que está considerando um novo investimento em minério de ferro na Austrália. A Glencore (LON:GLEN) disse que suas minas de carvão australianas não foram danificadas pelo ciclone tropical Debbie e que o trabalho suspenso nas minas deve reiniciar em breve. Suas ações recuam 0,2%. Entre outros pares do setor, Anglo American (LON:AAL) e Rio Tinto sobem 0,3% cada e Antofagasta (LON:ANTO) avança 0,2%. As ações das empresas de energia também sobem, acompanhando os ganhos dos preços do petróleo. BP sobe 0,35% e Royal Dutch Shell ganha 0,3%.

Os reguladores antitruste da UE vetaram a proposta de fusão de 29 bilhões de euros (31,3 bilhões de dólares) da Deutsche Boerse (DE:DB1Gn) e da London Stock Exchange (LON:LSE), descartando a última tentativa das empresas de criarem a maior bolsa europeia. Em comunicado, autoridade antitruste da UE disse que as empresas não oferecem concessões suficientes para dissipar suas preocupações e como as partes não ofereceram recursos necessários para resolver os problemas de concorrência, a Comissão decidiu pela proibição a fusão.

Entre os dados econômicos, a confiança do consumidor francês ficou em 100 em março. Essa foi a mesma leitura de fevereiro, subestimando as expectativas dos analistas.​

Noutra parte da Europa, a chanceler alemã, Angela Merkel, deverá reunir-se com o Conselho de Peritos Econômicos da Alemanha para avaliar o desenvolvimento econômico em curso no país.​

AGENDA DO INVESTIDOR EUA:

11h00 - Pending Home Sales (mede a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva);​​

11h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);

ÍNDICES FUTUROS - 7h10:

Dow: -0,06%; S&P500: -0,01%; NASDAQ: +0,04%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações