Entenda Por que a Próxima Reunião do Comitê Ministerial da Opep é Tão Importante

 | 05.09.2019 13:15

Enquanto os mercados de petróleo subiam na quarta-feira, os ministros de energia da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se preparavam para a reunião do Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto (CMMC), em Abu Dábi, Emirados Árabes Unidos, na próxima quinta-feira, 12 de setembro. No conclave, um grupo seleto de membros da Opep discutirá o cumprimento das cotas de produção petrolífera que o cartel implementou no início de julho.

Embora a produção petrolífera total da Opep tenha aumentos de produção da Nigéria e do Iraque, que geralmente excedem suas cotas. A queda de 50.000 bpd do Irã ajudou a garantir que essa elevação não fosse maior. Os líderes do CMMC podem censurar levemente os dois países, mas o grupo deve focar muito mais sua mensagem no cumprimento significativo das cotas de produção da Opep.

Contudo, o maior problema do cartel e de seus atuais parceiros, como a Rússia, é sua incapacidade de elevar os preços do petróleo, como no ano passado. Até mesmo a estabilização dos preços parece estar fora do seu alcance.