Entrevista exclusiva: lendário investidor Bill Gross afirma: “Fed não sabe de nada”

 | 11.11.2022 14:05

  • Bill Gross, conhecido como "Rei dos Títulos”, afirma que o Fed “não sabe de nada” em uma entrevista exclusiva ao Investing.com.
  • O balanço inflado do banco central americano indica que um novo “momento Volcker” não irá dar certo.
  • À medida que ingressamos em uma nova era da economia global, manter caixa parece ser a melhor opção.
  • O lendário investidor Bill Gross não mede as palavras. Em sua última carta ao público, o famoso gestor financeiro e cofundador da Pacific Investment Management Company (PIMCO) traçou um cenário bastante desafiador para a economia dos EUA (e mundial) daqui para frente.

    Segundo Gross, Jerome Powell vem empregando as mesmas táticas de Paul Volcker, no fim da década de 1970 e início dos anos 1980, mas sem levar em consideração o fato de que a economia está muito mais alavancada neste momento. Ele explica que, se as elevações de juros do Fed pararem em 4,5%, é possível que vejamos apenas uma “leve recessão”; no entanto, qualquer coisa acima de 5% provocaria uma grave recessão global.

    “Os eventos recentes no Reino Unido, as rachaduras na economia chinesa baseada no mercado imobiliário, a guerra e a escassez de gás natural na Europa, em conjunto com o dólar superforte e a inflação em aceleração nas economias emergentes, apontam para a conclusão de que a economia mundial em 2022 de forma alguma lembra aquela de Volcker, em 1979.”