Especulação e Hedge no Milho em Chicago em 2019

 | 23.08.2019 18:15

O ano de 2019 está sendo muito instável na agricultura mundial, ocasionando grandes oscilações de preços. Safras recordes e quebras de safra em partes diferentes do mundo alteraram as expectativas dos agentes econômicos. O milho, o cereal mais plantado e consumido no mundo foi a cultura com maior impacto.

Os agricultores de milho brasileiros colheram uma produção recorde e conseguiram excelentes preços.

Os Estados Unidos, maior produtor, e exportador, mundial de milho, teve problemas sérios na fase de plantio de suas lavouras. Excesso de chuvas e temperaturas baixas atrasaram a semeadura. Desde o início, se temia pela qualidade da germinação e desenvolvimento inicial das plantas, dado a continuidade das chuvas, alagando plantações. E mercado passou a especular sobre o atraso do plantio e o tamanho da quebra da safra.

Como temido, não se cultivou toda a área esperada. Os mercados refletiram esse temor, em alta de preços. A fim de se protegerem, e cumprirem seus contratos de exportações, as tradings trocaram posições de compra de grãos em desenvolvimento nos Estados Unidos, pela safra recém colhida na América do Sul.

Nos contratos em bolsas de valores também houveram mudanças nas posições dos participantes. Fato a ser analisado em maior detalhamento:

Na figura 1 as posições de compras e vendas de contratos futuros pelos produtores e consumidos e a cotação contrato futuro.