Esse Deve Ser Seu Primeiro Investimento

 | 08.06.2022 13:02

Se você está começando no mundo dos investimentos e não sabe por onde começar eu preciso te ajudar nisso. Antes de começar no mundo dos investimentos você deve ter uma reserva de emergência. A reserva de emergência serve para te ajudar caso algo inesperado ocorra. É aquele dinheiro de acesso rápido que você deixa disponível para alguma eventualidade e lhe dá a segurança para tomar melhores decisões. 

A reserva de emergência é o passo inicial do investidor, pois sem segurança de ter dinheiro disponível para qualquer eventualidade não é possível aceitar nenhum tipo de risco do mundo dos  investimentos.

Para calcular o valor que você precisa é importante conhecer os valores médios das suas despesas mensais. Após conhecer os valores, multiplique a média das despesas por 6. Assim saberemos quanto de dinheiro é necessário para você se sustentar durante 6 meses. 

Certo, e agora? Onde eu devo deixar esse dinheiro?

Vou te dar 2 boas opções para isso.

A primeira opção é emprestar seu dinheiro para um banco através do CDB (Certificado de Depósito Bancário). 

Nesse caso, se atente a um CDB com liquidez diária, ou seja, que possibilite o resgate imediatamente. Referente às taxas, busque por CDBs  que paguem  pelo menos 100% do CDI (Certificado de Depósito Intercambiário). Uma boa opção é o CDB é dos bancos digitais como Nubank (SA:NUBR33) (NYSE:NU) ou Banco Inter (SA:BIDI11), onde a aplicação e o resgate  acontece de forma automática na sua conta corrente. Esses títulos e rendem 12,65% ao ano que equivale ao valor da taxa CDI.

A segunda opção é emprestar dinheiro ao governo através do Tesouro Direto. Nesse caso, o título indicado é chamado de Tesouro Selic.

Ele também tem liquidez diária, ou seja, pode ser resgatado diariamente. A rentabilidade está atrelada à taxa SELIC, que hoje está 12,75% ao ano. A taxa é maior, porém, nesse caso, você precisa solicitar as aplicações e resgates manualmente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações