Estagflação: o Maior Pesadelo Para Economia Global

 | 11.10.2021 12:31

Você conhece o termo “Estagflação”? Imagine que você é um médico e está tratando de um jovem paciente. Esse paciente está doente, e o seu principal sintoma é uma febre elevada. Para tratá-lo e arrefecer a febre, você precisa utilizar um medicamento.

Acontece que esse medicamento possui um efeito colateral que pode afetar o crescimento do jovem paciente: quanto maior a dosagem, mais o seu crescimento é atrasado.

Até que chega em um momento em que você, médico, chega a uma encruzilhada, pois a febre está cada vez mais alta, mas você já está na dosagem máximo do remédio, e se você exagerar nessa dosagem pode prejudicar o paciente por anos, talvez até por uma década…

E agora, o que o pobre médico pode fazer? Será que existe alguma alternativa? Que pesadelo, não é?

Agora permita-me traduzir minha história: os “pacientes” são as economias, e a “febre” é a inflação. Para tratá-la, os “médicos” são os bancos centrais e o “remédio” para contê-la é o aumento nas taxas de juros, porém com o “efeito colateral” de retardar o crescimento da economia.

Meu objetivo com essa pequena história é tornar fácil para você, leitor, a compreensão do momento desafiador que as economias ao redor do mundo estão vivendo. E esse desafio tem nome: se chama estagflação.

h2 O QUE É ESTAGFLAÇÃO?/h2

Embora pareça complicado, o nome surge de uma combinação bastante amarga: junte um crescimento econômico estagnado a uma inflação elevada e um desemprego alto. Da mesma forma que o hipotético caso que criei acima seria um pesadelo para qualquer médico, a estagflação é o grande pesadelo de qualquer economia, e parece ter retornado com toda força. Não é à toa que a busca por seu significado cresceu abruptamente no Google.