Estariam os Astros se Alinhando Para as Small Caps?

 | 18.08.2022 11:15

Há algumas semanas o humor nas bolsas segue uma tendência clara:

Commodities em queda reduzindo risco de inflação e favorecendo ativos de risco como as ações, fazendo bolsas dos subirem.

Uma infinidade e continuidade de dados fracos divulgados da economia da China fazem o minério cair:

As vendas de moradias na China caem 31% no ano e o preço de novas moradias teve maior queda em mais de 6 anos.

A Produção industrial subiu 3,8% na base anualizada de julho, menos que os 4,5% esperados.

O mesmo com as vendas no varejo, cuja alta de 2,7% foram bem menores que os 5% estimados.

Além disso, qualquer alta de casos de covid por lá - o que convenhamos, é bem esperado que aconteça, com uma doença altamente infecciosa - traz o receio de novas paradas na economia com a política de covid zero.

O aperto parece sério, a ponto de o banco central chinês surpreender o mercado e cortar a taxa de juros sobre empréstimos de um ano.

A redução dos juros, para tentar animar a economia só reforçou o que o mercado está vendo: a economia da China está fraca.

E se a economia da China está mal, o minério está mal e o petróleo também, provavelmente.

Com o maior motor do crescimento mundial parando aos poucos, não tem como esperar commodities nas alturas.

Para piorar para as commodities, o Irã falando em acordo nuclear em breve, faz o petróleo cair também.

Por fim, nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, o negócio também não anda de vento em poupa.

O Empire State Manufacturing Survey, que é o termômetro dos negócios em NY, caiu 42 pontos, para -31,3 mostrando um sentimento ruim, claramente.

Mas o que tem de bom em tudo isso?

Como sempre há um lado bom em toda história, o cenário de commodities em queda pode ser bom para algumas empresas na bolsa.

As commodities em queda levam a um menor risco de inflação, que diminui os juros futuros e é geralmente bom pra ações de crescimento ligadas ao mercado interno, varejo, tecnologia e muito bom portanto para algumas Índice Small Cap.

Com valuations super descontados depois de quedas extremas, temos visto algumas empresas de varejo e tecnologia subirem fortemente nestas últimas semanas.

Considerando os riscos e peculiaridades de cada negócio, eu particularmente acho que sim, os astros estão se alinhando para as small caps, e já estou bem posicionada além de recomendar para os meus clientes uma carteira repleta delas.

Quando falo que por aqui os astros parecem estar se alinhando temos alguns sinais claros:

O IBC-Br - referência para o PIB – subiu 0,69% em junho frente ao estimado de 0,35% fazendo muitos economistas de bancos de investimentos importantes subirem a estimativa pro PIB para mais de 2% em 2022.

Temos a queda nos preços da gasolina também, que embora seja em boa parte por postergação de impostos, pode se tornar permanente se o petróleo seguir caindo.

As vendas no varejo físico aumentaram 7% na semana do Dia dos Pais, maior alta desde 2011, apesar do meu não ter ganhado presente.

O novo Auxilio Brasil de R$600 tende a ser postergado, na minha opinião e ouvindo as promessas de campanha de ambos os lados, e isso é bom para o varejo.

PIB do Brasil crescendo, inflação e gasolina baixando... Os astros estão se alinhando para as small caps?!

Tomara, eu acho que sim.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações