Estimativas de Lucro do S&P 500 Parecem Estar Altas Demais

 | 10.06.2022 09:27

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

O mercado acionário pode estar se preparando para uma decepção nos próximos meses. As tendências de resultados do S&P 500 seguem em alta, apesar das preocupações cada vez maiores com uma recessão nos EUA, causada pelo ciclo de aperto do Federal Reserve. Isso criou uma estranha divergência entre as tendências dos resultados do S&P 500 e do Nasdaq 100. A variação pode ser um alerta de que as estimativas de lucro do S&P 500 estão elevadas demais e precisam cair.

O mais estranho é que muitas das maiores empresas do índice, como Apple (NASDAQ:AAPL), Microsoft (NASDAQ:MSFT), Amazon (NASDAQ:AMZN) e Meta Platforms (NASDAQ:FB), viram suas estimativas de resultados para o segundo trimestre do ano-calendário cair juntamente com as projeções para todo o ano. Além disso, apesar de ouvir o tempo todo a respeito da alta dos custos e da inflação, os analistas ainda precisam ajustar suas estimativas de margem operacional para o S&P 500, que continuam nas máximas históricas. Isso pode fazer com que o mercado se decepcione na próxima temporada de balanços, desencadeando uma nova onda de rebaixamentos.

As estimativas de lucro do S&P 500 em 2022 alcançaram novas máximas, a US$ 228,26 por ação, ao passo que, no Nasdaq 100, elas estão perto das mínimas. Trata-se de uma combinação incomum, em vista do grau de sobreposição entre os dois índices e do número de grandes empresas com mais peso em cada um.