Estoques de Gás Natural nos EUA Atingem Menor Nível em 6 Anos na Chegada do Verão

 | 02.06.2022 08:14

O que este verão reserva para os estoques de gás natural nos EUA?

O armazenamento ficou abaixo das médias de cinco anos em decorrência da baixa produção, do clima desfavorável e da dependência europeia ao gás natural liquefeito americano, tornando extremamente difícil fazer qualquer previsão a respeito do progresso dos estoques no país para esta estação.

Duas escolas de pensamento se destacam até agora.

Uma, defendida pela consultoria britânica Energy Aspects, é que já houve o pico de injeções para a estação de 89 bilhões de pés cúbicos (bpc), com a chegada do calor, principalmente na região sul dos EUA. Se esse realmente for o caso, marcaria o primeiro verão norte-americano sem um acúmulo de três dígitos em seis anos.

Essa ideia, aventada inicialmente pelo site naturalgasintel.com, argumenta que o aumento das exportações em meio à crescente demanda de verão na Ásia e a urgência de substituir a oferta de gás da Rússia na Europa, dificultando a recomposição dos estoques norte-americanos.

A Energy Aspects disse ainda que a chegada do verão no centro de distribuição de Henry, em Nova York, não estava conseguindo fornecer incentivos para a injeção de gás, com base no mercado futuro. Exemplo claro disso: o contrato do gás para entrega em junho disparou, negociado acima da entrega em outubro na expiração e perto da de julho, e agora apresenta um prêmio, movendo-se para a frente da curva.