Estudo de Caso: Vale a Pena Investir em CPFL (CPFE3)?

 | 23.11.2021 13:33

A CPFL Energia (SA:CPFE3) é uma holding. A Companhia distribui, gera, transmite e comercializa energia elétrica no Brasil, bem como presta serviços relacionados à energia.

Por meio de sua controlada CPFL Geração, detém participação acionária em oito Usinas Hidrelétricas.

Existe um consenso na Bolsa de que investir em empresas do setor elétrico poderia ser uma posição defensiva na sua Carteira.

Estas empresas conseguem ter uma projeção de balanços mais estáveis. Menos sazonais e cíclicos, porque existe uma expectativa de consumo por parte da população.

Você não vai ter uma migração de milhões de pessoas de uma região para outra em poucos dias. A companhia não perderia estes milhões de clientes de uma hora para outra, por exemplo.

Além disso, a energia elétrica é um item necessário para a sobrevivência das famílias. Portanto, mesmo em momentos de crises, as pessoas tendem a se esforçar para pagarem as suas contas de luz e assim, não terem a sua energia cortada.

É diferente no setor de varejo. Com as quarentenas que tivemos nos últimos tempos e fechamento do comércio, estas lojas sofreram muito nos seus faturamentos.

Outro ponto interessante de salientar do setor elétrico é que, geralmente, a volatilidade é mais baixa e estas empresas distribuem altos dividendos, podendo gerar um efeito de ganha-ganha, com a valorização do papel e a distribuição dos lucros ao acionista.

Mesmo com a crise hídrica atual e com a subida do valor da conta de luz, eu não vejo estas empresas do setor elétrico sofrendo em seus balanços. Foi como eu mencionei: o usuário vai ter de cortar outras despesas, como supermercado, gastronomia, viagens etc para conseguir honrar o compromisso da luz. Quer gostaria de ter a energia cortada em sua casa?

Agora, eu te convido a vir comigo. A fazer um estudo completo da ação para ver se pode ser uma oportunidade de investimento na sua carteira.

Primeiro, vamos dar uma olhada no gráfico diário com zoom afastado para termos um panorama.