Está na Hora de Reformar o Pasto

 | 06.11.2012 10:59

As chuvas começaram. É hora de iniciar as operações para reforma e estabelecimento de pastagens. Este talvez seja o investimento que mais se dilui, considerando que uma forma bem feita, bem manejada, deve durar por muitos anos.

Os custos para a formação do pasto variam conforme região e momento de compra de insumos, lembrando que as despesas operacionais têm grande participação nesta operação.

Segundo a Scot Consultoria, um hectare formado em São Paulo, com B. brizantha cv. Marandú, considerando os preços de insumos e hora máquina de outubro, custa, em média, R$1,23 mil, praticamente o mesmo valor de há um ano.

Estabelecendo uma relação de troca, este valor equivale a 12,84 arrobas de boi gordo. Com o valor de venda de um animal terminado de 18 arrobas, reforma-se 1,40 hectares de pasto.

Atenção ao preço dos insumos

Da composição total destas despesas, 47,3% são insumos, 42,1% fica por conta das operações mecanizadas e o restante, 5,8%, são gastos com mão de obra e 4,8% com despesas administrativas.

No grupo dos insumos, que puxa os custos totais, o fertilizante super simples compõe a maior fatia, respondendo por 59%. Figura 1.