ETFs de Bitcoin Não São a Criptomoeda, mas Chegam Perto

 | 29.10.2021 10:26

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • Primeiro ETF baseado em contratos futuros
  • SEC monitora e regula mercado futuro
  • Custódia e segurança continuam sendo problemas
  • Square está trabalhando sobre a questão e minerará criptos
  • Performance nos primeiros dias

Um novo marco para as ETF permite que os participantes do mercado tenham exposição à criptomoeda líder, sem se aventurar diretamente no mercado futuro, abrir uma carteira digital no espaço cibernético ou confiar em algum custodiante.

O BITO não é um investimento direto no bitcoin, já que rastreia um derivativo, o contrato futuro do bitcoin negociado na Bolsa Mercantil de Chicago. Não há qualquer garantia de que o mercado futuro ou o BITO terão plena correlação com os preços do bitcoin. No entanto, a listagem é o primeiro produto de ETF que chega perto disso.

Outro ETF que também rastreia o bitcoin futuro da CME, o Valkyrie Bitcoin Strategy (NASDAQ:BTF), começou a ser negociado na Nasdaq no fim da mesma semana. No entanto, vamos falar principalmente sobre o BITO neste artigo.

LEIA MAIS: Entenda como Funcionam os 2 ETFs de Bitcoin Futuro

Os devotos da criptomoeda têm criticado a iniciativa, já que preferem um produto lastreado diretamente em bitcoin, tal como o SPDR® Gold Shares (NYSE:GLD), que detém ouro físico. No entanto, o BITO representa mais um passo para que as criptomoedas ganhem popularidade no mundo dos investimentos.

Em 2017, quando a CME lançou seu primeiro contrato futuro de cripto, o bitcoin atingiu sua máxima recorde. Em 14 de abril, a listagem da Coinbase Global (NASDAQ:COIN) fez com que o preço alcançasse outro pico. O lançamento do primeiro ETF da cripto baseado em contratos futuros, na semana passada, fez o mesmo.

h2 Primeiro ETF baseado em contratos futuros/h2

O resumo do ProShares Bitcoin Strategy diz o seguinte:

"O fundo ProShares Bitcoin Strategy é o primeiro ETF vinculado ao bitcoin nos EUA a oferecer aos investidores a oportunidade de ter exposição aos retornos do bitcoin de forma conveniente, líquida e transparente. O fundo procura gerar valorização de capital principalmente através de uma exposição gerenciada a contratos futuros de bitcoin."

O ETF teve um início impressionante, com US$1,224 bilhão em ativos sob gestão. O BITO cobra uma taxa de administração de 0,95%.

h2 SEC monitora e regula mercado futuro/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Comitê de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) aprovou a negociação do bitcoin futuro em 2017. Os contratos começaram a ser negociados em dezembro do mesmo ano. Em 2021, a CFTC permitiu que a Bolsa Mercantil de Chicago listasse o ethereum futuro, que começou a ser negociado no último mês de fevereiro.

A supervisão da CFTC permite que os órgãos reguladores monitorem toda a atividade.

Enquanto isso, a SEC, comissão de valores mobiliários dos EUA, vinha revisando as solicitações de abertura de ETFs de bitcoin e ethereum nos últimos anos. Gary Gensler, atual presidente da SEC, foi ex-diretor da CFTC. A SEC decidiu que a melhor rota para supervisionar era aprovar ETFs baseados em contratos futuros, que já estavam no seu âmbito regulatório.

As solicitações de registro de ETFs que desejam investir diretamente no bitcoin e outras criptomoedas representam outro desafio regulatório para a SEC.

h2 Custódia e segurança continuam sendo problemas/h2

Dois problemas principais das criptomoedas são a custódia e a segurança. Ataques de hackers e outros perigos rondando as criptomoedas no ciberespaço são desafios inéditos para os órgãos reguladores.

A opção por um produto baseado em contratos futuros mata dois coelhos com uma cajadada só. O ETF satisfaz a demanda do mercado por um produto que replique a ação dos preços da maior criptomoeda em circulação. Ao mesmo tempo, o BITO permite que os órgãos reguladores adotem uma dupla abordagem para gerenciar possíveis manipulações e outras áreas de preocupação.

A SEC ganhou tempo com a aprovação do BITO. Henry Clay foi senador nos EUA nos anos 1800, conhecido como o “Grande Pacificador”. Ele disse certa vez que um bom acordo ocorre quando ambos os lados de uma disputa saem da mesa de negociação insatisfeitos. Eu considero o BITO como um grande pacificador.

O devotos das criptomoedas prefeririam ver um ETF como o bem-sucedido SPDR Gold Trust, que detém o ouro físico. Os opositores que acreditam que as criptomoedas carecem de valor intrínseco não perderam tempo analisando essa nova oferta do mercado.

Além disso, governos que favorecem o status quo provavelmente estão preocupados com o crescimento dessa emergente classe de ativos, que ameaça seu controle sobre a oferta monetária. Seu maior desejo é que as criptos continuem em segundo plano.

h2 Square está trabalhando sobre a questão e minerará criptos/h2

A Square (NYSE:SQ) (SA:S2QU34) é uma empresa de pagamentos. Seu fundador e CEO, Jack Dorsey, disse que a companhia está construindo um sistema de mineração de bitcoin que ofereceria um novo software para auxiliar a atividade da cripto líder entre os usuários. No dia 15 de outubro, Jack, que também é fundador e CEO do Twitter, disse o seguinte: