EUA Atingem Autonomia da Opep Quando Cortes de Produção Começam a Dar Resultado

 | 19.02.2019 05:16

Duas legislações propostas nos EUA ameaçam acabar com a autonomia da Arábia Saudita e da Rússia sobre sua política petrolífera, justamente no momento em que a colaboração entre os dois países no âmbito da Opep+ está conseguindo fazer com que o petróleo volte ao mercado de alta.

A Lei contra Cartéis Produtores e Exportadores de Petróleo (NOPEC, na sigla em inglês), aprovada no dia 7 de fevereiro por um grupo de parlamentares dos EUA, e a Lei de Defesa da Segurança Norte-Americana Contra Agressões do Kremlin (DASKA, também na sigla em inglês), proposta originalmente no ano passado e revisada na semana passada pelo Congresso, terão diferentes consequências para o mercado se entrarem em vigor.

A NOPEC pode fazer com que os preços do petróleo caiam, ao dificultar os cortes de produção coordenados pela Arábia Saudita. A DASKA, por outro lado, pode provocar um rali no petróleo, ao conceder sanções para projetos de energia da Rússia.

Ambas as leis são bipartidárias, ou seja, contam com o apoio tanto de parlamentares republicanos quanto democratas, e ambas precisam da iniciativa da Casa Branca para surtirem efeito.

Mas, embora seus resultados possam ser diferentes, as duas leis têm o mesmo objetivo: preservar os interesses e a política energética dos EUA contra qualquer outro país.

h3 NOPEC atinge em cheio a Opep/h3

Das duas, a NOPEC em particular pode inibir as ações da Opep, ao prejudicar as políticas de produção que formam o cerne das seis décadas de controle do cartel sobre o mercado petrolífero.