William Alves | 07.03.2017 14:05
Update rápido sobre a economia americana.
VIX no low.
S&P e todo e qualquer índice acionário americano nos all time highs,
Mas o que mudou mesmo na semana passada foi a volta da treasurie.
Após o speech da Janet.
E a probabilidade de aumento de juros nos EUA agora em março parece dada. Caminhando para os 100% de chance.
Mas nem todos estão assim tão confiantes nesse call da volta da inflação e de treasurie para cima. Veja que as posições especulativas vendidas na treasurie estão em patamares que não foram vistos desde 2009/10! Pode ser hedge, mas ainda assim chama atenção!
Mas me parece que só uma catástrofe no payroll que vai ser divulgado na sexta é que seria capaz de alterar isso…ou seja, esse cenário de hike de juros agora em março.
E catástrofe não é o que os indicadores antecedentes dizem a respeito…seria realmente uma surpresa e tanto…abaixo o Gallup Job Creation Index.
Outro fator que sustenta a tese de que haverá hike de juros agora em março é o fato da situação financeira da economia americana estar “tranquila e favorável” para um hike. Abaixo o indicador Bloomberg United States Financial Conditions Index que ajuda a mostrar isso. Política monetária esta acomodatícia e permite um aumento de juros sem afetar fortemente a economia.
Partindo do pressuposto que está dado o aumento agora em março. A discussão recairá novamente em até onde vão os juros por lá e qual será o ritmo de elevações. Veja que há uma divergência grande de opiniões a respeito. A Capital Economics compilou isso e plotou num gráfico as diferentes projeções das possíveis curvas de juros dos EUA.
No mais economia americana aparentemente segue on track. Dado recente do ISM não manufacturing mostra que a atividade surpreendeu positivamente, mesmo depois daquele PIB fraco.
Obviamente nem tudo são flores e o Goldman Sachs pontuou muito bem o aumento dos estoques de carros pelas montadoras, bem como os incentivos dados as pessoas para que troquem de carros. Polêmico não é mesmo?!?!?! Bom certamente não é!
A despeito de tudo que tem acontecido por lá, a popularidade do presidente Trump não está tão mal assim não. Dá uma olhada:
E só pra não deixar passar batido, lembro-vos que o grande receio com a economia americana se refere mais ao longo prazo e a sustentabilidade do crescimento do seu endividamento. O segundo gráfico mostra que seguindo o trend atual, os EUA chegariam a 2046 gastando uma parcela mais que considerável somente em juros. Tenso, mas isso é coisa de looooonngo prazo. Por ora não preocupa.
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.