Euro Não Consegue Segurar os Ganhos, Apesar do Otimismo do BCE

 | 11.09.2020 07:45

Publicado originalmente em inglês em 10/09/2020

O euro disparou acima de 1,19 na esteira do anúncio de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). O BCE foi menos dovish do que se pensava, mas a moeda única não conseguiu segurar seus ganhos frente à elevação dos riscos envolvendo o Brexit e à reversão inicial das ações americanas. A presidente da instituição, Christine Lagarde, foi muito menos enfática do que os investidores temiam, pedindo que o mercado não exagerasse na reação à valorização do euro. Ela admitiu que houve uma discussão sobre a moeda europeia, mas ressaltou que o banco não interfere na taxa de câmbio, somente acompanha seus efeitos sobre a inflação.

O BCE também elevou suas previsões de PIB para 2020, 2021 e 2022 e aumentou sua perspectiva de inflação para 2021. Após a mínima recorde no índice de preços ao consumidor (IPC) deste mês, os investidores temiam que o BCE reduzisse suas projeções de inflação, mas essas atualizações são um reflexo da sua confiança na economia. De fato, Lagarde afirmou que os dados sugerem um forte repique, com a atividade industrial subindo e a demanda doméstica se recuperando significativamente. Ela admitiu que a incerteza continua e que ainda é necessário um amplo estímulo, mas a principal mensagem do BCE é que o banco está muito menos preocupado com a perspectiva econômica do que previam os operadores do euro. Ainda que seja possível defender que a reversão na moeda única reflita o ceticismo do mercado, o movimento pode ter mais a ver com a aversão ao risco e com as preocupações com a eclosão do Brexit na Europa. Com isso em mente, nossa expectativa é que o euro tenha um desempenho superior ao da libra esterlina, se enfraqueça frente ao iene japonês e busque uma direção contra o dólar.

Ao contrário do euro, que acabou terminando o dia em alta frente à moeda americana, a libra esterlina caiu forte. Nos últimos sete dias, o par GBP/USD recuou quase 600 pontos, enquanto o EUR/GBP subiu mais de 300. Está ficando cada vez mais patente que o primeiro-ministro Boris Johnson pressionará por um “Hard Brexit”, isto é, uma saída sem acordo. O governo se recusa a revogar sua lei de mercado interno, que a União Europeia alega violar o acordo. O bloco deu a Johnson até o fim do mês para emendar a lei. A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, alertou que seu país não apoiaria um acordo comercial entre americanos e britânicos se o Reino Unido violasse o acordo de saída com a União Europeia. A situação está piorando ao grau máximo com a alta de novos casos de vírus e as dificuldades da recuperação econômica. É provável que a libra sofra uma desvalorização maior, à medida que os investidores observam o desenrolar do drama. Não esperamos que os relatórios de produção industrial e balança comercial previstos para hoje causem qualquer distração em relação ao cenário mais amplo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Enquanto isso, apesar dos preços ao produtor mais fortes do que o esperado e outra semana de pedidos de seguro-desemprego abaixo de 900.000, o dólar teve um desempenho misto. A moeda americana ficou estável perante o iene japonês e o dólar australiano, recuou frente ao euro e o franco suíço e se valorizou contra a libra esterlina e os dólares da Nova Zelândia e do Canadá. Os comentários das autoridades do Banco do Canadá não tiveram um impacto duradouro no loonie, moeda do país. Diante da nova estratégia de inflação do Fed, muitas pessoas se perguntavam se o banco central canadense também faria ajustes. O governador da instituição, Tiff Macklem, não esclareceu muito sobre a questão, mas disse que seu programa de flexibilização quantitativa tem por objetivo cumprir sua meta de inflação. O calendário também prevê a divulgação dos números de PMI industrial da Nova Zelândia.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações