Euro: Repique contra o dólar pode abrir espaço para vendas e retomada da queda

 | 19.10.2023 10:54

  • Juros nos EUA seguem em debate, apesar de sinalização do Federal Reserve (Fed). 

  • BCE pode encerrar seu ciclo de aperto monetário? 

  • No cenário-base, o euro deve seguir caindo em relação ao dólar.

  • A recente recuperação do euro frente ao dólar (EUR/USD) parece ser apenas uma correção temporária dentro da tendência de baixa que se iniciou em meados de julho, já que, no longo prazo, os fatores fundamentais que sustentam a moeda americana não mudaram, apesar de toda a agitação recente.

    Embora uma alta de juros na próxima reunião do Fed daqui a duas semanas pareça improvável, há uma probabilidade um pouco maior que 40% de ocorrer em dezembro. Por outro lado, o ciclo de aperto monetário do Banco Central Europeu parece ter se esgotado, pelo menos em termos de sinalização verbal. A disparidade nos juros dos títulos reflete esse panorama, colocando mais pressão sobre a moeda europeia.

    Assim, se a tendência de baixa persistir, os vendedores provavelmente buscarão níveis abaixo de 1,04. Além das considerações econômicas, a escalada do conflito entre Israel e Hamas cria um clima de aversão ao risco global, favorecendo teoricamente o fluxo de capital para o dólar americano.

    Os últimos dados dos EUA reforçam cenários favoráveis a um dólar mais forte. Os números de inflação do país, divulgados na última quinta-feira, ficaram em linha com as previsões, com a inflação ao consumidor ano a ano registrando apenas um aumento marginal de 0,1%.