Europa Recua com Bancos; China Sobe com Repressão à Venda Descoberta

 | 04.08.2015 07:26

ÁSIA: A estabilização dos preços da energia acalmou ligeiramente o sentimento negativo desencadeado pelos dados de manufatura decepcionantes das duas maiores economias do mundo, enquanto decisões políticas anunciadas na Austrália e Índia também mantiveram os investidores em atenção.

Nos EUA, o índice de atividade industrial nacional em julho ficou em 52,7, abaixo das expectativas, enquanto a leitura final do PMI Caixin da China foi de 47,8, uma baixa de dois meses.

Na China, o Shanghai Composite subiu 3,69%, o maior ganho diário desde 10 de julho, incentivado pela notícia de que as autoridades intensificaram a repressão contra a venda a descoberto de ações. De acordo com relatos, as bolsas de valores de Xangai e Shenzhen divulgaram novas regras que o tornam ainda mais difícil para os especuladores lucrarem com oscilações nos preços das ações. Citic Securities, Huatai Securities e a menor China Great Wall Securities anunciaram que vão suspender temporariamente seus serviços de "short-selling".

Entre ganhadores, PetroChina subiu 1,7% depois da notícia de que a empresa de petróleo e gás saiu vitoriosa em uma ação judicial nos EUA, decorrente de um esquema de suborno.

Em Hong Kong, o Hang Seng caiu ligeiramente para o território negativo. Mais uma vez, ações de jogos estiveram em foco após dados mostrarem que as receitas de jogos em Macau caíram 34,5% em julho em relação ao ano anterior, próximo das mínimas de cinco anos. Sands China e Galaxy Entertainment tiveram perdas modestas, mas SJM Holdings subiu 0,7%.

Nikkei do Japão recuou 0,14%, com preocupações persistentes sobre a China. Empresas com exposição no continente estenderam as perdas; as fabricantes de equipamentos de construção Komatsu e Hitachi Construction Machinery fecharam em queda de 2,3 e 1,8%, respectivamente, após fracos dados de atividade de fabricação na segunda-feira.

Entre papeis relacionadas com commodities, Inpex recuou 1,6%, enquanto Mitsubishi Materials Corp e Sumitomo Metal Mining terminaram em queda de 1,9 e 2,5%, respectivamente após quedas nos preços do petróleo durante a madrugada. Toyota Motor caiu 1% antes da divulgação dos resultados trimestrais de abril a junho, após o fechamento do mercado. Suzuki Motor subiu 4,3%, com a notícia de que o fundo de investimento americano ThirdPoint aposta na empresa japonesa, citando a liderança da montadora na Índia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,33%, com o setor financeiro liderando os ganhos, após o Banco da Reserva da Austrália (RBA) manter a sua taxa de juros inalterada em um recorde de baixa de 2%, levando o dólar australiano a ampliar ganhos contra o dólar. A moeda local subiu para $ 0,7310, ante 0,7296 dólares antes do anúncio. Commonwealth Bank of Australia e ANZ Banking fecharam em alta de 0,8 e 0,3%, respectivamente, mas National Australia Bank e Westpac recuaram 0,1 e 0,2%, respectivamente.

Entre outros ganhadores, Suncorp Group subiu 1,5% depois de postar um aumento de 55,2% no lucro líquido para o ano, enquanto varejistas, como Harvey Norman e Myer subiram 6,1 e 3,2%, após dados de vendas no varejo melhores do que o esperado. Em sentido contrário, a empresa de energia Santos liderou as perdas com uma queda de 2,6%. A mineradora BHP caiu 1,1%, para 25,90 dólares e Rio Tinto (LONDON:RIO) recuou 0,3 por cento, para 52,02 dólares, apesar da recuperação do minério de ferro que saltou 4,2%, para US$ 55.63 a tonelada.

EUROPA: As bolsas europeias abriram sem direção, oscilando entre altas e baixas. O Stoxx Europe 600 recua 0,11%, a primeira queda em seis sessões, após fechar em seu nível mais alto desde 22 de julho na segunda-feira, puxado pela queda do setor bancário e avanço das commodities.

Ações gregas permanecem sob pressão em seu segundo dia de negociação, depois que a bolsa permaneceu fechada por cinco semanas. Athex Composite da Grécia recua e segue a caminho do menor nível desde agosto de 2012. Bancos do país lideram as perdas. Banco Nacional da Grécia despenca 22,74%, Piraeus Bank e Alpha Bank afundam 30% cada.

No resto da Europa, bancos também atolam no vermelho. Credit Agricole (PARIS:CAGR) despenca 9,34% na França, Banco Popolare da Itália recua 2,44% e Banco Comercial Português cai 2,46%.

Em Londres, o indice FTSE 100 registra ligeira alta, após o benchmark quebrar na segunda-feira, uma sequência de quatro sessões consecutivas de alta, quando mineradoras registraram perdas após os dados de fabricação chinesa indicar fraqueza no setor.

Royal Bank of Scotland Group sobe 0,36% após o governo vender uma participação de 5,4% no banco estatal, dando início a uma tão esperada privatização.

As mineradoras recuperam parte das pesadas perdas do dia anterior. Anglo American (LONDON:AAL) sobe 2,55%, Antofagasta (LONDON:ANTO) avança 2,11% e as gigantes BHP Billiton e Rio Tinto sobem 2,29 e 2,32%, respectivamente.

AGENDA DO INVESTIDOR: EUA
11h00 - Factory Orders (mede o volume de pedidos feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis);
11h00 - IBD/TIPP Economic Optimism (mede o nível de confiança do consumidor e o otimismo quanto à atividade econômica);

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h10:

ÁSIA
Nikkei: -0,14%
Austrália: +0,33%
Shanghai: +3,69%
Hong Kong: -0,02%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,07%
London - FTSE: +0,03%
Paris CAC: -0,40%
IBEX 35: -1,02%
FTSE MIB: -1,30%

COMMODITIES
BRENT: +1,41%
WTI: +1,35%
OURO: +0,57%
COBRE: +0,96%
NIQUEL: +1,40%
SOJA: =1,01%
ALGODÃO: -0,31%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,15%
SP500: -0,16%
NASDAQ: -0,24%

Observação: Este material é um dados desse relatório .

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações