EURUSD: Análise de Mercado (11/04)

 | 11.04.2018 06:04

Na terça-feira (10/04), as cotações do par euro/dólar fecharam em alta. Houve forte volatilidade no mercado depois do discurso do membro do BCE, Ewald Nowotny. Ele afirmou que o programa de quantitative easing será aplicado ainda este ano e que, antes de aumentar as taxas de juros, o BCE inicialmente aumentaria a taxa para os depósitos, de -0,4% para -0,2%. Depois disso, a cotação do euro subiu para 1,2378.

No BCE, informaram que a declaração de Nowotny representava apenas sua opinião pessoal, não refletindo a opinião do conselho administrativo do BCE. Após isso, a cotação voltou para 1,2325.

Ao final do dia, o par euro/dólar encerrou no nível de 1,2355, em um contexto de demanda crescente por ativos de risco e do enfraquecimento geral do dólar. As declarações do presidente chinês, Xi Jinping, deram mais tranquilidade aos investidores sobre o tema das relações comerciais entre EUA e China.

Xi Jinping não pôs mais brasa à fogueira do conflito comercial entre os países. Ele declarou que as tarifas de importação poderão ser reduzidas, assim como se está considerando internamente a abertura da economia chinesa aos investidores estrangeiros.

Análise Técnica

Minhas expectativas de queda da cotação para 1,2275 não se confirmaram. A tendência de alta do euro, que começou em 06/04, foi intensificada com as declarações de Ewald Nowotny. O preço, na sequência, retornou ao nível de 1,2325, mas, diante de um cenário de enfraquecimento generalizado do dólar, acabou se recuperando até 1,2361.

Os compradores encontraram resistência nas proximidades do grau 135. Considerando a divergência de baixa e o agendamento das publicações dos protocolos do FOMC, a previsão é de um rebote para a linha lb. Como os pares cruzados estão sendo cotados em alta, os compradores, estimulados pela tendência local, podem atualizar o máximo e levar à formação de dupla divergência de baixa.

Às 14:00 (GMT+3), está agendado o discurso de M. Draghi. Por conta das declarações de Nowotny ontem, é possível que ele traga mais informações sobre o tema da QE (Quantitative Easing).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Há outra questão que me preocupa. Sob falsos pretextos contra a Síria, os Estados Unidos pretendem realizar um novo ataque. Durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão da Síria, o representante permante da Rússia na organização, o embaixador Vasily Nebenzya instou o Ocidente a “conter a retórica belicosa” e parar com as descuidadas ameaças, que desafiam a segurança mundial. Lá estão soldados russos; portanto, o uso da força pode levar a sérias consequências.

Sabendo que os EUA arrastam todo mundo para os conflitos, não se sabe como essa operação poderá afetar os mercados financeiros. De qualquer modo, é bom ficar de olho na dinâmica dos preços do petróleo e dos ativos de proteção.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações