Existem várias razões para vender, mas Warren Buffett continua comprando

 | 06.09.2022 14:27

  • A pilha de dinheiro de Warren Buffett atingiu seu nível mais baixo desde 2019
    • A Oracle de Omaha comprou um total de 16 empresas este ano
    • Assim como ele, acredito que seja um bom momento para comprar – se você tiver a estratégia correta

    Ontem à noite, passei cerca de dez minutos revisando a reunião anual de 2005 da Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa) (NYSE:BRKb), na qual Warren Buffett e seu parceiro Charlie Munger compartilharam suas opiniões sobre a economia dos EUA antes da crise financeira global.

     Só mais de dois anos depois é que os mercados entraram em colapso. No entanto, vários investidores já perguntavam sobre inflação, recessão, possível colapso dos mercados, inversão da curva de juros e mil cenários possíveis.

    Agora, acho que a resposta de Buffett, que durou apenas 30 segundos, vale mais do que qualquer livro de investimentos ou suposto especialista com o qual possamos lidar; aqui está um trecho muito conciso do que ele disse:

    "Não somos bons em prever o mercado, mas geralmente sabíamos que houve vários negócios muito bons na década de 1970 e que os mercados enlouqueceram no final da década de 1990. Mas nunca perdemos tempo pensando ou falando sobre como o mercado de ações será daqui em diante porque não sabemos."

    Como Munger acrescentou:

    "Já vi muitas pessoas perderem oportunidades porque se concentram em uma única variável econômica ou em um único problema que o país enfrenta e esquecem as coisas boas. Mas se você compra um ótimo negócio por um preço atraente, é loucura dizer: 'eu 'vou comprá-lo amanhã porque talvez seja mais barato se o mundo for para o inferno.' Nunca operamos dessa forma; nunca decidimos não comprar um negócio que gostássemos por causa da visão de mercado."

    Sempre haverá motivos para vender, mas de forma mais geral, se você é um investidor – e, portanto, um comprador com horizonte de médio a longo prazo –, você compra quando os preços caem.

    Isso é exatamente o que Buffett está fazendo agora. O gráfico abaixo mostra a queda acentuada nas reservas de caixa e investimentos de curto prazo da Berkshire Hathaway desde o início do ano. Foi usado principalmente para a compra de 16 ações:

    Occidental Petroleum (NYSE:OXY)  (BVMF:OXYP34)

    Chevron (NYSE:CVX) (BVMF:CHVX34)

    HP (NYSE:HPQ)  (BVMF:HPQB34)

    Abaixe o App
    Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
    Baixar Agora

    Paramount Global (NASDAQ:PARA) (BVMF:C1BS34)

    Citigroup (NYSE:C)  (BVMF:CTGP34)

    Activision Blizzard (NASDAQ:ATVI)  (BVMF:ATVI34)

    Ally Financial (NYSE:ALLY) 

    Celanese (NYSE:CE)

    Apple (NASDAQ:AAPL)  (BVMF:AAPL34)

    Grupo de Fórmula 1 (NASDAQ:FWONA) 

    Piso e decoração (NYSE:FND)

    McKesson (NYSE:MCK)

    Markel (NYSE:MKL)

    RH (NYSE:RH)

    General Motors (NYSE:GM) (BVMF:GMCO34)

    Berkshire Hathaway (recompras)