Taxa de juros nos EUA: façam suas apostas!

 | 29.11.2023 08:53

Os mercados globais trocaram a narrativa do “higher for longer” pela aposta do “sooner than later” em relação à taxa de juros nos Estados Unidos. Traduzindo: enquanto a maioria das instituições, como o Bank of America (NYSE:BAC), prevê um início dos cortes em junho, a curva futura projeta 80% de chance da queda acontecer um mês antes, em maio.

CYBER MONDAY: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

Porém, há quem diga que o ciclo de queda deve começar ainda mais cedo: em março. Ou seja, cada vez mais os investidores colocam suas fichas de que o Federal Reserve deve começar a reduzir os juros antes do previsto. Talvez já no primeiro trimestre de 2024. As falas de dirigentes do Fed ontem alimentaram essa aposta, que o mercado quer acreditar.

Isso porque após promover o aperto mais rápido em 40 anos, o Fed ainda não começou o processo de flexibilização, apesar de a inflação ter desacelerado e de a economia americana afastar os riscos de recessão. A segunda estimativa para os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no trimestre passado hoje (10h30) deve confirmar esses sinais encorajadores.

Os ativos de risco receberam ontem o impulso adicional que faltava para fechar novembro com um tom de azul forte, ampliando o rali das últimas quatro semanas. Esse movimento deve ter continuidade nesta quarta-feira (29). Os futuros dos índices em Nova York sobem firme nesta manhã. O petróleo também avança, ditando o ritmo do dia para o Ibovespa.

A bolsa brasileira encerrou a terça-feira (28) rondando os maiores níveis em quase dois anos e meio, subindo 0,8% em apenas dois dias e acumulando valorização de quase 12% neste mês. Portanto, salvo algum fenômeno raro, como um meteoro, o Ibovespa caminha para cravar o melhor desempenho mensal desde a pandemia - outro evento extraordinário.

A ver, então, se essa perspectiva não é apenas uma miragem. Afinal, a menos de um mês para o Natal e faltando cinco semanas para o fim de 2023, é a hora dos investidores consultarem a bola de cristal e fazerem as previsões para o ano que se aproxima. O problema é se estiver embaçada. Afinal, quem não quer um rali de Natal todo dia?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Publicação Original

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações