Faz Sentido Investir em Mineração de Bitcoins?

 | 13.04.2021 08:30

Com o grande aumento do interesse institucional pelo Bitcoin e a recente alta, aumenta também o interesse em ativos que possuam exposição direta ou indireta aos commodities , seria como se o custo para produzir a mesma quantidade de sacas de soja aumentasse cada vez que tivéssemos a entrada de novos produtores.

E qual o custo hoje? Gosto de balizar o custo de produção pelo principal insumo, que é a energia. Considerando um Energy Rate de US$ 16 por MWh, que é a faixa de preço energia que estamos fazendo as instalações de nossas novas plantas nos EUA, o custo de energia para se produzir um Bitcoin hoje é de cerca de US$ 4200.00.

Custo de operação/h2

Como energia não é o único custo, mas é o principal, o que vem a seguir são custos operacionais. Nesse sentido, é muito importante analisar a eficiência dos equipamentos e do Data Center. Estruturas de gestão complexas acabam aumentando substancialmente o custo de operações. Como qualquer outro modelo de negócio, um modelo Lean com baixo overhead vai sempre ser mais interessante e apresentar melhores resultados.

Jurisdição/h2

De nada adianta investir no melhor negócio do mundo, se você não terá garantia jurídica de que seu investimento estará seguro.

O acesso à energia barata é de fato um dos principais motivos para levar mineradores à regiões inóspitas da Russia, por exemplo, ou ainda em lugares como o Casaquistão, Irã e Venezuela. Muitos brasileiros também acabam recorrendo ao Paraguai, quando pretendem investir por conta própria nesse tipo de operação.

Na minha visão, a segurança jurídica e facilidade de fazer negócios é um dos fatores chave quando analiso oportunidades de longo prazo, principalmente quando é possível ter o mesmo custo energético em uma jurisdição confiável.

Infraestrutura/h2

Vale ressaltar que a necessidade de investimento em infraestrutura é substancialmente elevada para uma operação de mineração. Esse é outro motivo para considerar a jurisdição um fator primordial.

A natureza da infraestrutura e o formato da operação fazem muita diferença no capex necessário para a viabilidade do negócio e influenciam diretamente no resultado final.

Por exemplo, existem hidroelétricas disponíveis para venda na América do Norte, com geração de 3-5MW, mas o investimento necessário imobilizado é relevante. Faz mais sentido comprar uma operação deste porte e ter um custo de energia mais baixo ou reduzir a necessidade de capex e pagar um pouco mais caro na energia? Esses são fatores importantes na decisão que compõe a tese de investimento em mineração.

Potencial de expansão/h2

Mineração é um business de capital intensivo e economias de escala, onde para se manter eficiente no longo prazo, investimentos em tecnologia serão necessários para ganho contínuo de eficiência. Não somente isso, ao analisar uma operação de mining é necessário entender se existe um caminho claro de crescimento do negócio, com acesso à energia barata em escala e fornecimento de hardware.

De nada adianta investir em um modelo de negócios que terá dificuldades de crescer e ganhar escala.

Mineradoras listadas/h2

No gráfico abaixo separei as ações das quatro principais mineradoras listadas e comparei com o a performance do Bitcoin. Selecionei a Marathon (NASDAQ:MARA), HIVE Blockchain Technologies (TSXV:HIVE), Bitfarms (CVE: BITF) e Hut8 (TSE: Hut).

Como demonstrado, nos últimos 12 meses, as ações dessas mineradoras superaram a performance do Bitcoin com um beta médio de cerca de 2,5. Ou seja, para cada 1% de variação no preço do Bitcoin, as ações dessas mineradoras variaram na média cerca de 2.5%.