Fechamos a Semana com Mais do Mesmo: Incertezas

 | 05.11.2021 06:00

Estamos vivendo um momento complicado política e economicamente no país. A questão fiscal com o rompimento do teto, além do ano que vem, com as eleições, faz do país um ambiente de risco para o investidor. A deterioração dos termos de troca do Brasil, por conta de novas quedas do preço do minério de ferro, em particular, e um ambiente externo menos favorável devem levar o real a se enfraquecer ainda mais em 2022. 
 
Embora a economia mundial apresente uma retomada após a pandemia, o ritmo da recuperação vai desacelerar, com o crescimento nos Estados Unido e na China menores do que se espera. Ao mesmo tempo, o Federal Reserve e outros bancos centrais de países desenvolvidos devem continuar o processo de normalização de suas políticas monetárias. Acompanharemos dados do Payroll hoje, principal indicador da economia norte-americana, que mede o desempenho e a força do país.
 
O Brasil teve um fluxo cambial positivo de US$ 766 mi em outubro. 
 
Um aperto monetário maior provavelmente dará algum suporte ao real. Veremos na próxima Selic. 
 
A votação em segundo turno da PEC dos Precatórios ocorrerá na próxima terça-feira, assim como a análise dos destaques apresentados após aprovação do texto-base da PEC em primeiro turno na madrugada de quarta para quinta feira.
 
E ontem a moeda norte-americana à vista subiu 0,35%, fechando cotada a R$ 5,6085 na venda.
 
A manutenção do desalinhamento, além dos fundamentos externos de longo prazo, que melhoraram significativamente nos últimos meses, sugere que a percepção de risco relativa à situação fiscal e política mantém-se elevada, ocasionando momentos de grande volatilidade no mercado cambial.
 
As incertezas orçamentárias com eventual revisão do teto de gastos poderão manter o risco-país em patamares altos ao longo deste final de 2021 e de 2022 e, logo, o mercado cambial pressionado.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações