Fed Começa a Enxugar seu Balanço, e IPC Pode Surpreender com Alta do Petróleo

 | 07.06.2022 10:23

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

Na terça-feira da semana passada, a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, confessou à CNN que “não compreendia completamente” a inflação vista no ano passado, que julgava ser transitória.

Que bom saber disso agora.

É maravilhoso ouvir que nossa Secretária do Tesouro, ex-presidente do Federal Reserve, ao se deparar com a alta dos preços após os enormes gastos governamentais e crescimento desenfreado da oferta monetária, “não compreendia completamente” que isso poderia ser problemático. Muita gente não interpretou o que aconteceu corretamente.

Mas alguém na posição dela deveria realmente se envergonhar. “Um enorme gasto governamental, financiado pela criação de dinheiro no banco central” é literalmente a receita para a inflação.

É difícil acreditar que, neste momento, os investidores ainda confiem nos bancos centrais, confiança essa que está por trás da ideia de que a inflação continuará ancorada e reverterá à média. No artigo da semana passada, mostrei o gráfico abaixo que indicava que os principais economistas esperam que a inflação revertesse à média, na faixa de 2%. Por quê? Bem, porque os consumidores têm expectativas de inflação a 2%.

E por que fizeram essa ancoragem em 2%, quando tudo está se deteriorando ao nosso redor? Bem, porque os consumidores confiam no Federal Reserve.

E por que acreditamos que os consumidores ainda confiam no Federal Reserve? Porque os investidores estão mantendo suas expectativas de inflação no longo prazo em torno de 2,5%, onde se manteve por um longo período.