Fed: Como ações, criptos e ativos de renda variável reagem à nova alta de juros?

 | 21.09.2022 17:43

A taxa de juros aumentou 0,75 ponto percentual como era o esperado. Uma alta acima disso assustaria os mercados, embora exista uma necessidade do Federal Reserve (Fed) aumentar os juros de forma mais agressiva, uma vez que a inflação ainda não demonstra estar controlada com o aumento de juros já feitos.

Com isso, os mercados tendem a reagir de forma levemente positiva. No momento do anúncio tivemos uma leve volatilidade que é inerente ao risco daquele momento, porém com aumento esperado, vai haver uma certa recuperação do mercados, porque quando a inflação veio acima do esperado na semana passada, o mercado já precificou a magnitude desse aumento. Ou seja, se viesse acima disso, o mercado iria cair mais e se viesse abaixo, iria subir de forma mais forte.

Na semana que vem, haverá uma leve retomada no preço desses ativos e eles só vão voltar a subir, de forma mais contundente, quando a inflação voltar a demonstrar índices de desaceleração. No momento, isso não acontece.

O que ações, criptomoedas e ativos de renda variável tendem a reagir com esse anúncio? Com cada aumento de juros, esses ativos de renda variável tendem a cair, porque quanto mais aumento, menos as pessoas estão dispostas a investir em ativos de risco.

Portanto, para o investidor, embora tenha uma recuperação dos mercados, isso ainda não é um sinal de reversão para uma forte alta, é apenas um respiro para o mercado.

O mercado só vai virar para a tendência de alta novamente somente quando a inflação estiver (aparentemente) controlada.

Isso acontecendo, vamos ver a taxa de juros ficar “flat”, ou seja, deixar de subir e apontar para uma queda. Quando a taxa de juros apontar para uma queda, os mercados de renda variável, criptomoedas e ações globais, tendem a voltar a subir.

Portanto, conforme veio como o esperado, o investidor tende a ficar mais tranquilo no curto prazo, mas não tem nenhuma euforia ou expectativa de melhoria rápida no curto prazo.

É apenas um respiro.

Para o investidor, no geral, o conselho é fazer aportes periódicos, e não ficar de forma agressiva no mercado, que ainda não vê um cenário macro melhor.

A inflação ainda não está controlada, e o cenário da Europa ainda preocupa com a questão da guerra Rússia e Ucrânia, o que pode fazer com que os cenários desabem.

O cenário macro e político está muito ruim nesse momento e, hoje, o anúncio do FED vindo como o esperado é apenas um respiro para todos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações