Fed Pode Empurrar Economia Americana para Recessão

 | 14.01.2022 12:37

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

As taxas de inflação para dezembro nos EUA não mostraram qualquer sinal de desaceleração, com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subindo 7% ano a ano, enquanto o Índice de Preços ao Produtor (IPP) saltou 9,7%. O grande avanço nessas duas métricas gerou surpresa, na medida em que se deu após um relatório ISM industrial e um índice de preços pagos aquém do que se esperava e um grande recuo dos preços do petróleo e da gasolina em novembro no país.

Historicamente, é comum que haja um alívio nas pressões inflacionárias com base nesses fatores, mas agora o petróleo voltou a subir, assim como outras commodities, como o cobre, na esteira do leve enfraquecimento do dólar. O grande risco disso é que a inflação continua subindo, podendo jogar a economia americana numa recessão.

h2 Inflação mais alta/h2

Ainda que taxas mais altas de inflação nem sempre provoquem uma recessão aqui nos EUA, desde o fim da década de 1940 quase toda alta significativa no índice de preços ao consumidor ano a ano é associada a uma recessão no país. Embora muitos digam que desta vez pode ser diferente, todos os indicativos sugerem o contrário.