Feriado nos EUA e Reforma da Previdência - O Que Esperar Nesta Semana?

 | 17.02.2019 14:59


Panorama de Mercado - Saltrade

Na semana que passou tivemos…

A semana que se encerrou foi marcada pelo novo combustível injetado no ânimo dos investidores em relação a Reforma da Previdência. Graças a isso, nosso índice mais importante fechou mais uma semana em alta.

Na quinta-feira (14/02) o Presidente Jair Bolsonaro tornou público os primeiros termos do projeto da Reforma da Previdência. Dentre os itens divulgados, saiu a idade mínima para aposentadoria, sendo de 65 anos para homens e 62 para mulheres, contando também com o prazo de 12 anos para a implementação das novas regras. O mercado reagiu com uma forte alta de 2,27% no dia.

Na sexta-feira (15/02) o clima pesou com o desentendimento entre o Secretário Geral da Previdência, Gustavo Bebianno, e Carlos Bolsonaro, motivado pelas denúncias de uso de candidaturas laranja pelo PSL, partido do presidente e que era presidido por Bebiano na campanha eleitoral. Esse desentendimento só reforça a incerteza dos investidores em relação a capacidade do novo Presidente de entrar em sintonia com o Congresso e levar adiante a reforma. Apesar das instabilidades políticas, o Índice Bovespa fechou a semana em 97.525,91 pontos, representando mais de 2% de alta. Já seu derivativo, o Índice Futuro, fechou a semana na casa dos 98.270 pontos.

Ainda sobre a tragédia de Brumadinho, apesar da Vale (SA:VALE3) ter tido uma valorização de mais 6% na semana, na sexta-feira (15/02) oito funcionários da empresa foram presos.

Ainda no cenário nacional, os Ministérios da Educação e o da Justiça e Segurança Pública assinaram um acordo para investigar favorecimentos considerados indevidos e desvios no ProUni, no Pronatec, concessões irregulares de bolsas de ensino à distância e irregularidades nas universidades federais. O mercado reagiu com as ações de educação caindo, a Estácio (SA:ESTC3) desvalorizou mais de 5% e a Kroton (SA:KROT3) mais de 6%.

No mercado internacional, seguem no foco a China e os EUA, em mais uma rodada de discussões comerciais em Washington. As tarifas americanas sobre importações da China devem subir de 10% para 25% se não conseguirem chegar a um denominador comum até 1º de março, mas Trump disse que pode prorrogar o prazo se os dois lados fecharem um acordo. Além disso, a atenção está voltada para divulgação da ata do Federal Reserve com perspectivas para política monetária dos próximos meses.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:

Índice Bovespa - 97.525,91 pontos;
Índice Futuro de IBOVESPA - 98.270 pontos
Petrobras PN (SA:PETR4) - 25,84 reais
Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON - 45,88 reais
Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 37,50 reais
Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN - 46,00 reais
Ambev (SA:ABEV3) ON - 18,49 reais
Dólar Futuro - 3.714,00 reais
Índice Dow Jones - 25.883,25 pontos
Índice S&P 500 - 2.775,60 pontos

Para semana que se inicia teremos...

Iniciamos a semana já com feriado no EUA na segunda-feira (18/02), por ser o aniversário de Washington e, por esse motivo, não haverá negociações na Bolsa de Nova York, exigindo cautela e bom senso para quem for operar nesse dia no nosso mercado. Ainda na segunda-feira teremos vencimento de opções sobre ações. Na quarta-feira (20/02) teremos divulgação dos balanços do quarto trimestre de 2018 das empresas Pão de Açúcar (SA:PCAR4), Taesa (SA:TAEE11) e Via Varejo (SA:VVAR3). Na quinta-feira (21/02) teremos divulgação dos balanços da CVC Brasil (SA:CVCB3), Gerdau (SA:GGBR4) e Localiza (SA:RENT3).

Atenção para esses eventos:

  • Quarta-feira- Atas da Reunião do FOMC às 16h;
  • Quinta-feira- Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Dez) e Índice de Atividade Industrial Fed Filadélfia (Fev) às 10:30h,Vendas de Casas Usadas (Jan) às 12h e Estoques de Petróleo Bruto às 13h;
  • Sexta-feira- Fed Monetary Policy Report às 13h.

Não percam, todas as quartas-feiras, às 19h, no canal do Mário Saldanha no YouTube, o auditório ao vivo, onde o Sal comenta sobre o mercado financeiro e tira dúvidas dos participantes, via chat.

Acompanhem nossas redes sociais:

Tenham uma excelente semana!!

Liora Vanessa e Mário Saldanha - Equipe Saltrade.

Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

Site Oficial , Facebook Sitesaltrade, Instagram Saltrade e Youtube Thesaltrade

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações