Festa dos 100 Mil Pontos, Estamos de Volta? Análise Gráfica do Ibovespa

 | 29.10.2021 14:22

A análise técnica refere-se ao estudo do preço no tempo. Simples assim, somente utilizamos o estudo de duas variáveis para entender o comportamento do preço e identificar quais são os melhores momentos de compra ou venda do ativo em questão. A grande briga que existe na análise técnica e fundamentalista na verdade é uma excelente ferramenta complementar. Na análise fundamentalista conseguimos identificar quais ativos são interessantes para compra ou venda, e com auxílio da análise gráfica conseguimos identificar o melhor momento para entrar na operação.

Plotar o movimento do preço de um ativo ao longo do tempo facilita a análise visual do comportamento do preço no passado. Dessa forma, utilizamos histórico para fazer uma projeção de preços para o futuro.

Uma forma bem simples e efetiva de começar uma análise é marcar preços nas extremidades para determinar quais serão as regiões que vamos buscar operações. As regiões em que o preço encontra dificuldade para continuar o movimento são chamadas de suportes e resistências. Dessa forma são marcadas por linhas horizontais de acordo com topos e fundos anteriores.

Fazendo essa análise de suportes e resistências do Ibovespa podemos determinar regiões importantes em que acreditamos que haverá reação dos investidores.

Veja no gráfico a seguir: