Fiagro: O Que São e Como Podem - e Devem - Fazer Parte da Sua Carteira

 | 23.01.2022 09:15

Entre o final de 2020 e início de 2021, tanto a Câmara quanto o Senado aprovaram o projeto de lei 5.191/2020, que cria os Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, os famosos Fiagro. Ainda desconhecida por muitas pessoas, esta classe tem gerado dúvidas entre os investidores, sobretudo, por pertencer a um segmento que tem gerado interesse e demonstrado resiliência durante as crises. 

LEIA MAIS: Fiagros listados na B3 crescem 60% em apenas 20 dias

De forma resumida, os Fiagro são semelhantes aos fundos imobiliários com a diferença de que seu foco são ativos ligados ao agronegócio. A ideia é que adquiram imóveis rurais, títulos de crédito como CPR, CRA, LCA , CIR e recebíveis do agronegócio. 

Alguns terão suas cotas negociadas em bolsa e pagarão dividendos, que, por ora, estão isentos do pagamento do Imposto de Renda. E já existem casos em que alguns papéis chegam a pagar um dividend yeld de 17%. 

Dada a posição de importância desta indústria dentro de toda a economia global, há um certo otimismo com esta classe. Durante a semana, por exemplo, vimos o lançamento de um Fiagro na B3 (SA:B3SA3). 

O Ministério da Economia também revelou que hoje o país já conta com 31 fundos registrados e que somados, os valores de emissão chegam a R$7,5 bilhões. Ainda de acordo com a pasta, a expectativa é que a modalidade abra oportunidades para pequenos investidores e atraia estrangeiros nos próximos anos. 

De forma resumida, eu diria que as grandes vantagens de investir em um Fiagro estão no recebimento de dividendos com isenção de IR e na possibilidade de diversificação com ativos do mercado agroindustrial de uma forma relativamente simples e barata. Isto sem falar em questões relativas à administração das propriedades. Os responsáveis por este processo são os profissionais da própria administradora. 

Outro ponto, que inclusive foi destacado pelo sócio e gestor da Galápagos, Felipe Solzki, é a liquidez desta classe. Segundo o economista, por serem fechados, esses fundos não sofrem com resgates de cotas por serem negociados no mercado secundário 

Por isso, explica, é mais fácil conseguir estruturar operações com prazos mais longos, em empresas menos óbvias, mas, ainda assim, com boas estruturas de garantias.     

Por fim, mesmo com um horizonte interessante para o investidor, existem riscos envolvidos. Crises ambientais podem interferir nos resultados das empresas, algo com potencial para mexer com os preços das cotas e no DY distribuído ao mercado. 

Caso esteja pensando em investir, é sempre interessante selecionar alguns fundos e acompanhá-los durante algum tempo. Faça pesquisas, entenda as teses dos gestores e comece. Conforme seus conhecimentos sobre o setor avançarem e a sua segurança na tomada de decisão for maior, vale a pena considerar aumentos de posição. 

Mesmo em um cenário turbulento, tanto interno quanto externo, o agro é um dos poucos setores que têm conseguido apresentar bons resultados de forma regular na última década. 

Como diz o ditado, “O agro é pop!”. Isto, contudo, não quer dizer que os riscos não existam. Pense nisso!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações