FII: HGPO11, BMLC11 e Outros Fundos Imobiliários Podem Deixar de Existir?

 | 20.06.2022 19:05

Hoje, vamos trazer a resposta a uma pergunta que recebemos recorrentemente: como ficam os cotistas se o fundo imobiliário deixar de existir?

Para responder a essa e outras questões, vamos tomar os exemplos do CSHG Prime Offices ((SA:HGPO11)) e do BM Brascan Lajes Corporativas (BMLC11), que negociam atualmente a venda dos imóveis que fazem parte das carteiras.

h2 Liquidação do FII HGPO11/h2

O fundo CSHG Prime Offices tem como objetivo auferir ganhos com a exploração dos edifícios Metropolitan Platinum, localizados na região da Faria Lima.

O FII está em um processo de venda dos dois únicos imóveis do portfólio e, posteriormente, a extinção do fundo, administrado pela Credit Suisse (SIX:CSGN).

A solicitação partiu de cotistas detentores de mais de 5 por cento das cotas do FII e a proposta foi discutida em assembleia geral extraordinária (AGE). Pela decisão, o preço mínimo estabelecido para a operação é de 39 mil reais por metro quadrado corrigido pelo IPCA.

Segundo o Credit Suisse, o processo de venda dos imóveis será encerrado se não houver proposta que supere o preço mínimo e não haverá a convocação de uma nova AGE pela administradora.

h2 Atualização sobre a venda/h2

De acordo com o Credit Suisse, mais de 25 potenciais compradores tiveram interesse em aprofundar a análise sobre os dois únicos ativos do HGPO11.

Os nomes dos interessados e as condições das propostas recebidas não foram divulgados no comunicado.

O fundo aceitará novas propostas até o final de junho de 2022.

h2 O cotista perde o dinheiro que investiu?/h2

Se confirmada a venda dos ativos do portfólio do fundo, os cotistas receberão na forma de rendimentos o lucro (também chamado de ganho de capital) auferido com a operação. Já no processo de liquidação do fundo, que deverá ser aprovado em uma nova AGE, os cotistas terão direito a receber os valores referentes à amortização (devolução do patrimônio) e, posteriormente, as cotas deixam de ser negociadas na B3 (SA:B3SA3).

Recomendo que, em caso de venda dos ativos do portfólio, os cotistas não resgatem suas cotas até a conclusão da liquidação do fundo, nem mesmo caso ocorra uma valorização das cotas de mercado após a venda dos imóveis. Assim, quando ocorrer a liquidação de todo o patrimônio do fundo, será depositado o dinheiro resgatado na conta do cotista, tanto os rendimentos quanto a amortização.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nesse caso, é muito importante que o investidor não deixe de informar o preço médio de aquisição ao administrador quando solicitado, caso contrário, ele poderia utilizar custo zero ou custo mínimo para realizar a retenção do IR sobre a amortização, o que prejudicaria muito o resultado dessa operação.

h2 FII BMLC11 recebe proposta de venda/h2

Além do CSHG Prime Offices, o fundo imobiliário BM Brascan Lajes Corporativas (BMLC11) recebeu uma proposta da 7 Bridges Brasil para a venda dos dois imóveis que compõem o patrimônio do fundo.

O interessado ofereceu 98 milhões de reais pela aquisição do edifício Brascan Century Corporate e do Rio Sul Center, a serem pagos integralmente até dezembro de 2022.

h2 Atualização sobre a venda/h2

A administradora, o comitê de investimentos e a gestora estão avaliando se a proposta é do interesse do fundo e é esperada a convocação de uma assembleia geral extraordinária de cotistas (AGE) para deliberar sobre a operação.

Segundo o comunicado divulgado pelo BTG Pactual (SA:BPAC11), administrador do BMLC11, eventuais passivos e contingências relacionados aos imóveis identificados pela 7 Bridges durante diligência podem impactar o preço oferecido.

A proposta de venda dos ativos do fundo ocorre em meio a uma AGE agendada para discutir a substituição da atual gestora (Argucia Capital) pela Suno Gestora de Recursos. De todo modo, os cotistas poderão manifestar seus votos tanto a respeito da venda dos imóveis quanto sobre uma eventual troca de gestão.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações