FIIs: O Poder do Juro Baixo no Segmento de Galpões Logísticos

 | 22.12.2020 15:29

Os juros em patamares baixos vêm contribuindo para o crescimento do mercado de galpões logísticos, que caiu nas graças do investidor de FIIs. O movimento é positivo, mas não a qualquer custo.

LEIA MAIS - Ações e FIIs: Venda de imóvel reforça caixa de empresas

Ao longo de 2020, vimos um intenso debate sobre até onde o Banco Central poderia cortar a Selic sem prejudicar a economia, o chamado “lower bound”.

Alguns analistas de mercado insistiram durante boa parte do ano que o BC foi longe demais no corte de juros, colocando a estabilidade da nossa moeda em risco.

Outros entenderam que a recessão sem precedentes pela qual passamos exigiu da autoridade monetária um patamar temporário de juros extraordinariamente estimulativo – para perseguir a meta de inflação no horizonte relevante para a política monetária.

Sempre compartilhei da opinião do último grupo, mas entendo que o mercado é assim mesmo, dificilmente há consensos em determinados temas.

Até porque, se houvesse, não teríamos negócios…

Mas talvez um dos poucos assuntos unânimes no mercado é o benefício que o juro em patamar baixo, quando crível, proporciona à economia real.

Não preciso ir muito longe para trazer um exemplo de como o juro baixo vem impactando diretamente um segmento do mercado de Fundos Imobiliários.

VEJA TAMBÉM: Lojas de Supermercados, um Novo Segmento de Fundos Imobiliários

h2 Crescimento do mercado de Galpões/h2

Com um território de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, é mais do que sabido que o Brasil possui dimensões continentais.

Essa condição geográfica somada à busca de aumento de eficiência de custos e operações por parte das empresas, além do crescimento do e-commerce, impulsionado ainda mais pela pandemia, vêm aumentando a demanda corporativa por espaços logísticos pelo país.